Início do conteúdo

Reimaginando o Futuro foi o tema da Aula Magna do Bacharelado em Administração do IFRS – Campus Erechim


Na manhã do dia 06 de março o Bacharelado em Administração iniciou suas atividades com a realização de uma aula inaugural. A Coordenadora do Bacharelado em Administração, Drª Silvana Saionara Gollo, saudou os presentes e agradeceu a presença das representações da comunidade externa que prestigiaram o evento: o representante do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA – RS) da Regional Erechim, o Administrador Valdecir Dionísio Ril e a Gerência do Sebrae – RS da Agência Erechim representada pelas colaboradoras Tânia I. Gehlen e Alana M. De Cezaro. Igualmente, agradeceu a presença do Diretor-Geral, Dr. Eduardo Angonesi Predebon, da Coordenadora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Drª Adriana T. Storti, e da docente Visitante, Drª Denize Grysbowski, além da dos coordenadores e docentes da área de Gestão e Negócios e, em especial, o público-alvo da aula magna, os discentes das turmas de 2022 e 2023 do Bacharelado em Administração.

A Drª Silvana Saionara Gollo lembrou aos presentes que o Bacharelado em Administração, cujo ingresso iniciou em 2022, tem como objetivo formar profissionais com visão sistêmica e capacidade analítica para atuarem de forma eficaz, ética e colaborativa, como agentes de inovação na Sociedade, visando a promoção do desenvolvimento regional sustentável. E, nesse sentido, a estrutura curricular foi pensada para trabalhar a indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão e a aprendizagem teórico-prática.

O Administrador Valdecir Dionísio Ril falou aos presentes sobre os propósitos do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA – RS) e a importância da profissão do Administrador na Sociedade. Em seguida, ocorreu a palestra da aula magna que foi proferida pelo Dr. Eduardo Angonesi Predebon, que falou sobre o tema: Administração – Reimaginando o Futuro.

Em sua palestra apontou as mudanças que vêm ocorrendo no mundo e nos negócios, destacando mudanças climáticas, demográficas e geopolíticas, a tecnologia e a ascensão da inteligência artificial, automação e robótica e digitalização. Também enfatizou que as mudanças no comportamento do consumidor, a maior demanda por práticas sustentáveis, o crescente foco na saúde e bem-estar, e as questões de migração dos povos e desigualdades globais têm exigido novas formas de gerir as organizações e desafiado os Administradores a desenvolverem novos conhecimentos, competências e habilidades. Destacou a comunicação, liderança, relacionamento interpessoal, gerenciamento do tempo, colaboração, pensamento analítico e resolução de problemas, adaptabilidade, resolução de conflitos, criatividade, planejamento da carreira, foco na diversidade e inclusão, networking e resiliência como habilidades a serem desenvolvidas pelo Administrador para o sucesso na gestão contemporânea. Apontou o desenvolvimento das soft skills como uma das mais importantes no perfil profissional do Administrador.

Discentes e servidores mostraram grande contentamento pelo retorno e, ao mesmo tempo, comprometimento com todos os protocolos de segurança, para preservar a saúde de todos e, assim, garantir o prosseguimento das atividades presenciais.

Fim do conteúdo