Regulamento do 9º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino está publicado

Apresentação de trabalho durante o 8º Salão do IFRS, em 2023

O Regulamento do 9º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS está publicado. O evento ocorrerá nos dias 05 e 06 de dezembro de 2024, no Campus Bento Gonçalves. Podem participar estudantes que atuam como bolsistas em projetos, bem como os coordenadores das ações, além das demais categorias previstas no Regulamento.

As submissões ocorrem até 30 de setembro pelo Portal de Eventos do IFRS e devem ser realizadas pelo estudante apresentador do trabalho, conforme as normas do Regulamento. Não há taxa de inscrição, e os participantes homologados para apresentação recebem do IFRS transporte, alimentação e auxílio para a hospedagem.

O Salão é o maior evento institucional e proporciona o compartilhamento de conhecimentos produzidos nos âmbitos da pesquisa, da extensão e do ensino nas diferentes unidades. Nesta edição, terá como tema central “Cidadania Climática: O Papel da Educação na Crise Ambiental”.

A programação inclui os seminários de Iniciação Científica e Tecnológica (Sict); de Extensão (Semex); de Educação Profissional e Tecnológica (Semept); de Pós-Graduação; e de Internacionalização, entre outros eventos*. A organização é das Pró-reitorias de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), Extensão (Proex) e Ensino (Proen), com o apoio dos comitês de cada área.

Novidades: pôsteres, internacionalização e pós-graduação

Uma das novidades deste ano será a apresentação de pôsteres. Após a aprovação dos trabalhos para o evento, cada campus deverá selecionar até seis projetos para serem apresentados nesse formato, sendo dois para o SICT, dois para o Semex e dois para o Semept.

Os pró-reitores Flávia Twardowski (Proppi), Marlova Benedetti (Proex) e Fábio Marçal (Proen) explicam que o objetivo é dar visibilidade para essa modalidade e criar um espaço de trocas, onde todos os participantes do Salão possam interagir e conhecer um pouco mais do que é realizado nos 17 campi.

Outro diferencial deste Salão é a possibilidade de os servidores do IFRS apresentarem trabalhos no Seminário de Internacionalização, já que neste ano a instituição teve o primeiro edital de mobilidade para servidores. Além disso, os orientadores dos estudantes de pós-graduação passaram a também contar com o auxílio hospedagem e alimentação.

*Fazem parte ainda das atividades do Salão: a Sessão de Indissociabilidade e as mostras de Inovação e Tecnologias (MIT), de Protótipos Automotivos e de Arte. Estão previstos também os encontros de Educação a Distância, de Periódicos e Alumni, a Feira de Sabores e Saberes, a Exposição NuMem: História e Memória do IFRS.

Atenção!

> Todos os apresentadores e respectivos orientadores que tiverem trabalhos homologados estarão automaticamente inscritos no evento.

> Todos os inscritos com trabalho aprovado para a apresentação terão auxílio à hospedagem (exceto servidores do Campus Bento Gonçalves e da Reitoria).

Datas importantes do 9º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do IFRS:

Até 30/09/2024 – Submissão de trabalhos pelo apresentador (estudante)

Até 11/10/2024 – Divulgação preliminar dos projetos homologados

Até 15/10/2024 – Submissão de recursos

Até 28/10/2024 – Divulgação final dos trabalhos homologados. Importante: caso o número de trabalhos ultrapasse o previsto para apresentações (710 trabalhos), haverá uma seleção

Até 11/11/2024 – Divulgação dos trabalhos selecionados para apresentação

Até 28/11/2024 – Divulgação das sessões de apresentação dos trabalhos