Projeto de Extensão – Olimpíada Brasileira de Informática: Divulgação e Capacitação de Estudantes da Educação Básica

A OBI (Olimpíada Brasileira de Informática) é uma competição anual no Brasil que tem como objetivo promover o interesse e o conhecimento em informática e programação entre estudantes do ensino fundamental e médio. A prova consiste em uma série de desafios de lógica e resolução de problemas computacionais, abrangendo diferentes níveis de dificuldade.

O objetivo principal do projeto é capacitar estudantes do ensino básico na lógica de programação básica, incentivando-os a compartilhar esse conhecimento com seus colegas e compreender a importância desses princípios.

Além disso, busca-se motivar os alunos a reconhecer a relevância da lógica em suas vidas, promovendo seu interesse nesses temas. Para o alcance do objetivo, inicialmente estão sendo realizadas oficinas de capacitação, apresentando e deixando assim evidente a distinção entre os níveis de Iniciação e Programação, salientando a complexidade dos problemas, no uso de linguagens de programação mais simples no nível de Iniciação, e no nível de Programação, que exige linguagens tradicionais.

O método utilizado no primeiro momento é a apresentação das questões, com base nos principais autores que tratam do tema acerca de programação e lógica para competições de conhecimento em informática, e dessa maneira mostrar diferentes formas de se ver a resolução dos desafios, com a finalidade de cada vez se tornar mais prático; também sendo demonstrada a relação que existe entre as modalidades da OBI.  Segundo o coordenador do projeto, Alexandro Magno dos Santos Adário, o projeto visou aumentar a participação dos estudantes externos na Olimpíada Brasileira de Informática, promovendo o desenvolvimento de habilidades como lógica, raciocínio abstrato, resolução de problemas, entre outros. Isso beneficia todos os participantes e leva a uma melhoria notável nas habilidades relacionadas não apenas na área tecnológica.