Projeto de extensão busca melhorar pontos de venda de cooperativas da Agricultura Familiar.

Com o objetivo de potencializar a comercialização de produtos nos pontos de venda de cooperativas da Agricultura Familiar, foi criado o projeto “Agricultura familiar: apoio para gestão em pontos de venda”, esse projeto tem a participação de professores do Instituto Federal, das áreas de Gestão e Negócios, Alimentos, Mecânica e Vestuário, e teve sua primeira ação desenvolvida nesse último dia 29 de março.

Estão sendo beneficiadas através do projeto três cooperativas da Agricultura Familiar, sendo elas: Coop. De Laticínios Ibiaçãençe Ltda (COOLATI), Cooperativa dos Pequenos Agropecuaristas de Erval Grande (COOPERVAL) e a Cooperativa de Produção e Consumo Familiar Nossa Terra Ltda. Ambas cooperativas possuem mercados que atendem seus associados e também toda a comunidade, oferecendo produtos e serviços.

As ações que estão sendo planejadas e realizadas são programadas conforme demandas identificadas após diagnóstico realizado no ano de 2020. O projeto possui como parceira, com a Unidade de Cooperativismo da Emater de Erechim, que contribui na organização das atividades e comunicação.

No último dia 29, foi realizada a primeira atividade por meio virtual, uma webconferência onde o professor Sidnei Dal’Agnol compartilhou alguns conhecimentos sobre o comportamento de consumidores nos pontos de venda e também passou algumas orientações quanto à organização de gôndolas. Participaram também da atividade extensionistas da Emater, que assessoram cooperativas da Agricultura Familiar. Novas atividades estão previstas para o mês de maio próximo, de forma on-line.

As cooperativas que participam do projeto buscaram o Instituto Federal através da Emater/RS – Ascar, e para serem atendidas pelo projeto, foi exigido que participassem respondendo o diagnóstico proposto. Esse diagnóstico é um documento que serve de base para melhor entendimento da realidade e dificuldades das demandantes, com isso, é possível otimizar os esforços e resultados.

O projeto faz parte do Programa de Apoio à Gestão na Agricultura Familiar (PAGAF), que visa contribuir com desenvolvimento da região, através do fortalecimento da Agricultura Familiar.