Geral
Projeto: “A arte de Sentir: a inclusão da comunidade surda no meio cultural.”
O projeto “A arte de Sentir: a inclusão da comunidade surda no meio cultural” foi apresentado na 9ª JEPEX e 3ª Mostra Cultural – IFRS Erechim pelo aluno Lucas Michel de Bairros Kriger, e orientado pela Técnica Administrativa do IFRS Campus Erechim e coordenadora do projeto, Juliana Carla Girotto.
Esse projeto busca a inclusão de pessoas surdas no meio artístico, enquanto sujeitos culturais na área do teatro, desenho e dança. A linguagem artística pode ser um grande diferencial no estudo sobre a diversidade e na inclusão dos seres humanos na sociedade.
A realização das atividades artísticas possibilita que os seres humanos criem uma postura mais harmoniosa e equilibrada diante do mundo, integrando sentimento, razão e imaginação.
O objetivo do projeto é incluir a comunidade surda com uma participação ativa no meio artístico e também pela inserção dos mesmos, já que há várias maneiras de representação cultural, não se restringindo apenas de forma oral-auditiva já que a arte é uma forma de expressar lúdica, que envolve diferentes protagonistas e contribui para o desenvolvimento emocional cultural e afetivo.