Geral
Programa Pé no Futuro oferecido pelo IFRS capacita jovens em empreendedorismo
Podem participar pessoas de até 24 anos que já concluíram o ensino médio e não tenham ingressado no ensino superior de graduação. Em Erechim há 30 vagas jovens em situação de vulnerabilidade econômica.
Com o objetivo de oferecer formação técnica e aprimorar habilidades para jovens de até 24 anos que já concluíram o ensino médio e não tenham ingressado no ensino superior de graduação, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) está com inscrições abertas para o Programa Pé no Futuro. As inscrições para a seleção de estudantes já estão abertas e podem ser feitas até o dia 06 de novembro de 2025, através do formulário disponível no Edital da Pró-reitoria de Extensão (Proex) 37/2025. No campus Erechim há 30 vagas disponíveis.
O Programa busca capacitar jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, proporcionando-lhes habilidades e conhecimentos para iniciar e gerenciar seus próprios negócios. Há oportunidades também para estudantes e servidores do IFRS e membros da comunidade externa atuarem como mentores e monitores (saiba mais abaixo).
Os estudantes selecionados para participar do Programa receberão capacitações em áreas estratégicas, como marketing digital, gestão financeira, inovação, tecnologia e inteligência artificial. O Pé no Futuro também vai promover o aprimoramento de habilidades relacionadas a liderança, comunicação, colaboração e resiliência para o futuro do trabalho (soft skills). Dessa forma, espera-se que os participantes desenvolvam competências empreendedoras e contribuam para o crescimento socioeconômico sustentável de suas comunidades.
As aulas estão previstas para começar no dia 17 de novembro e ocorrerão de forma presencial, de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h. O Programa está organizado em três fases:
Fase I – duração de três meses (distribuídos em 160 horas de formação), em que será oferecida uma capacitação técnica e gerencial para que possam iniciar, gerenciar e expandir novos negócios. Haverá auxílio de RS 600,00/mês. Ao final, apresentarão projetos de empreendimentos, dos quais cinco serão selecionados para seguir para a fase seguinte.
Fase II – duração de seis meses, em que os participantes receberão prêmio financeiro para a implementação do negócio, bem como o direito ao auxílio orçamentário, mentoria e acompanhamento.
Fase III – duração de seis meses, será de acompanhamento dos empreendimentos por parte do IFRS, sem auxílio financeiro aos estudantes.
Seleção de estudantes
Podem participar egressos de escolas públicas, obrigatoriamente com cadastro no CadÚnico, sendo 50% das vagas preferencialmente aos que foram beneficiários do Programa Pé de Meia do Governo Federal.
O Programa Pé no Futuro é uma iniciativa do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP) em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação. Está sendo desenvolvido em diversos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia nas cinco regiões do país.
Seleção de monitores e mentores
As inscrições para monitores podem ser feitas até 02 de novembro, pelo formulário que consta no Edital Proex 35/2025. São 10 vagas entre os campi, sendo três para Erechim; duas para Farroupilha; três para Restinga (Porto Alegre); e duas para Rio Grande.
Podem participar servidores efetivos, professores substitutos ou visitantes do IFRS; estudantes maiores de idade, regularmente matriculados nos cursos técnicos e superiores de graduação ou pós-graduação do Instituto.
Já as inscrições para mentores vão até 04 de novembro pelo formulário disponível no Edital Proex 36/2025. São 11 vagas para cada um dos quatro campi. Podem participar servidores efetivos, professores substitutos ou visitantes do IFRS; e membros da comunidade externa.