Oportunidade
Programa Asas para o Futuro oferta curso gratuito sobre cidadania digital para mulheres entre 15 e 29 anos
Inscrições podem ser realizadas até 25 de fevereiro de 2026. Atividades ocorrerão presencialmente no Campus Erechim, e participantes podem receber auxílio estudantil e contar com cuidoteca para filhos de 3 a 12 anos
Estão abertas até 28 de fevereiro de 2026 as inscrições para o curso gratuito “Cidadania Digital: Elas + Conectadas”. A formação é ofertada pelo Campus Erechim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), no âmbito do “Programa Asas para o Futuro”, iniciativa do Ministério das Mulheres em parceria com instituições da Rede Federal.
Podem se candidatar mulheres com idade entre 15 e 29 anos com ensino fundamental completo e com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
O curso é direcionado a moradoras de áreas de vulnerabilidade social do entorno do campus, com prioridade para mulheres negras, indígenas, quilombolas e de periferia. Será realizado presencialmente, de 23 de março a 31 de julho de 2026, das 13h30 às 17h (terças, quartas e quintas-feiras).
A inscrição deve ser efetuada por meio do formulário eletrônico contido no Edital nº 10/2025 – Chamada pública para seleção de estudantes do curso “Cidadania Digital: Elas + Conectadas” do Programa Asas para o Futuro (item 3.2).
São ofertadas 30 vagas, e a efetivação da matrícula está condicionada à comprovação dos requisitos e à existência de vagas. As candidatas serão selecionadas por meio de análise documental e pela soma das vulnerabilidades sociais (conforme o Quadro 1 do edital acima).
Sobre o curso
O curso é organizado de acordo com os seguintes componentes curriculares:
- Formação sociopolítica e protagonismo feminino na tecnologia;
- Ferramentas digitais para o mundo do trabalho e tecnologia;
- Bases para o empreendedorismo digital;
- Projeto integrador: projeto de vida e protagonismo feminino.
As participantes do curso poderão receber auxílio estudantil de R$ 300,00 (trezentos reais) mensais, desde que mantenham frequência igual ou superior a 75% em cada mês, além de acompanhamento pedagógico e acesso à “Cuidoteca” para crianças de 3 a 12 anos. Ao final, aquelas que obtiverem frequência mínima de 75% da carga horária total receberão certificado de 180 horas.
Todas as informações estão presentes no Edital nº 10/2026.
Cronograma
- De 18 a 25/02: período de inscrições
- 26/02: publicação da homologação das inscrições e classificação preliminar
- 27 a 28/02: interposição de recursos quanto à não homologação e classificação preliminar
- 29/02: publicação da classificação final
- 02 a 06/03: manifestação de interesse pela vaga e envio dos documentos
- 02 a 06/03: período para inscrição no espaço da Cuidoteca
- 23/03: início das aulas
Sobre o Programa Asas para o Futuro
O Programa Asas para o Futuro é voltado a brasileiras de 15 a 29 anos e prevê ações de formação, apoio financeiro e acompanhamento educacional, com prioridade para mulheres em situação de vulnerabilidade social e econômica.
Entre as ações estão a oferta de cursos e oficinas profissionalizantes em parceria com Institutos Federais, concessão de bolsas mensais, apoio à inserção no mundo do trabalho, formação sociopolítica, acompanhamento pedagógico e mentoria. O programa também prevê a oferta de cuidotecas, espaços destinados ao cuidado de crianças de 3 a 12 anos durante as atividades formativas.
Veja também: