Professora do IFRS recebe prêmio na área de moda e vestuário

O Museu da Casa Brasileira divulgou em 23 de outubro de 2019, o resultado do 33º Prêmio Design, a mais tradicional e longeva premiação da área no país, realizada desde 1986. “O Prêmio Design Museu da Casa Brasileira tem como objetivo principal reconhecer a excelência do design brasileiro, valorizar a atuação dos profissionais e, consequentemente, incentivar e fortalecer a área”, explica Miriam Lerner, Diretora Geral do MCB.

Fazem parte do Prêmio duas categorias gerais: Produtos e Trabalhos Escritos. Os vencedores foram selecionados, dentre os 559 inscritos, por duas comissões independentes de jurados. A comissão de produtos foi coordenada por Levi Girardi, designer formado pela FAAP-SP e sócio fundador do estúdio de design e inovação Questtonó, e a de trabalhos escritos por Teresa Riccetti, docente e pesquisadora no curso de design da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Os produtos e publicações premiados e os 48 selecionados farão parte da exposição do 33º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira, com abertura no dia 23 de novembro de 2019, data em que haverá o tradicional encontro entre o júri e premiados, lançamento de livro, a feira Mercado das Madalenas, entre outras atividades.

Além da exposição, o MCB disponibiliza aos 1º, 2º, 3º lugares e menções honrosas um selo para ser utilizado em embalagens e em peças gráficas impressas e digitais que fazem referência aos trabalhos vencedores.

A professora Dra. Andréia Mesacasa, recebeu o 2º lugar na categoria de Trabalhos Escritos Não Publicados com a Tese DIM – Design Inova Moda: modelo de processo de design com ênfase na inovatividade para o setor do vestuário. A tese foi defendida em junho de 2019 no Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Federal do Paraná sob a orientação da prof. Dra. Virginia Kistmann. Para a professora Andréia Mesacasa o prêmio é um reconhecimento pelo trabalho científico desenvolvido e também representa um avanço para a área de Design de Moda no Brasil, uma vez que este trata-se do único trabalho premiado nesta área do conhecimento.