Início do conteúdo

Participação do Campus Erechim sétima edição da Revista Viver IFRS


A sétima edição da Revista Viver IFRS, publicação com foco na Extensão, está no ar e com novidades. Como matéria principal, uma entrevista com as pró-reitoras de Extensão dos três IFs gaúchos (IFRS, IFFar e IFSul). Na troca de ideias, elas falam de alternativas para fortalecimento e incentivo às ações de extensão no âmbito dos Institutos Federais: “Em tempos de cortes orçamentários e questionamentos a respeito do papel das instituições públicas de ensino, a extensão é um dos afazeres acadêmicos mais significativos, uma vez que promove o encontro entre a academia e o modo de vida das comunidades nas suas diferentes realidades sociais e com suas diferentes práticas culturais”, escreve Marlova Benedetti, pró-reitora de Extensão do IFRS, em seu editorial na publicação.

Esta edição da Revista Viver IFRS conta com 21 relatos de experiência de projetos de extensão dos três IFs do Estado, sendo que diversos textos são assinados por estudantes. Ao todo, foram 60 submissões de relatos, e 44 foram selecionados. Os demais textos aprovados serão publicados na próxima edição da Viver IFRS.

A pró-reitora do IFSul, Gisela Loureiro Duarte, comenta sobre a união dos IFs: “Ano passado tivemos os cortes que mostraram a falta que faz o investimento em extensão. Já neste ano, com este problema da pandemia, a maioria das ações são de extensão. A revista resume como os três IFs gaúchos trabalham sincronizados e unidos”.

O Campus Erechim contribuiu nesta edição da revista com o relato de experiência do projeto “Inserção de estrangeiros na sociedade erechinense a partir do acesso à educação” desenvolvido pela professora Adriana Troczinski Storti e o estudante bolsista Thales Ruan Piovezan. O projeto buscou capacitar um grupo de cerca de 120 estrangeiros – haitianos e africanos – com cursos de informática básica e costura, ministrados no Instituto ao longo deste ano. Leia mais nesta edição da Revista Viver IFRS.

Fim do conteúdo