Participação de aluna argentina em aula de pós-graduação do IFRS – Campus Erechim, via programa da RED CIDIR, permite práticas diversas de intercâmbio e conhecimento

A RED CIDIR é uma rede de cooperação interuniversitária que visa o desenvolvimento e integração regional, e se constitui em um sistema aberta de relações entre universidades ibero-americanas, tendo por objetivo a geração de espaços de reflexão e construção coletiva, proporcionando o intercâmbio de conhecimentos.

Participam da RED CIDIR vários Universidades da América Latina e entre estas, o IFRS se faz presente com a oferta de atividades como proporcionar disciplinas a estudantes desta Instituições de Ensino estrangeiras, e motivar os estudantes do IFRS para oportunidades diversas postas na rede.

Nos dias 20, 21 e 22 de outubro de 2022 e ainda em 17, 18 e 19/11 deste ano desenvolve-se a disciplina de Inovação, Empreendedorismo e Novos Negócios, ministrada pela Profa. Dra. Adriana Troczinski Storti, no IFRS – Campus Erechim, dentro do Curso de Pós-graduação Lato sensu em Gestão Estratégica e Inteligência de Negócios. Para este momento, dada a metodologia da disciplina, objetivos e características do conteúdo, foi aberta a oferta na RED CIDIR, que teve a presença de uma acadêmica do Curso de Licenciatura em Administração, Universidad Gastón Dachary, Argentina.

Com apoio de professores daquela Universidade, a aluna pôde interagir no formato online durante toda a disciplina, participando de debates, das atividades práticas como com Lego e exercícios de reflexão no conteúdo ministrado, fazendo posicionamentos das diferenças do Brasil e Argentina em vários momentos da aula.

Expressa-se a seguir, uma fala da estudante argentina e seu professor:

“Hasta el momento este curso me pareció una experiencia sumamente grata y enriquecedora. El tener la oportunidad de experimentar, dialogar y aprender con personas de otro país me es increíble, estoy muy agradecida por la posibilidad que me brindan de poder estar con todos ustedes compartiendo y aprendiendo el uno del otro, aunque sea a través de una pantalla, la afinidad y cariño se sienten en gran manera. Tanto el estar con todos ustedes, como el poder aprender sobre nuevos métodos, ideas y herramientas en temas de innovación y emprendedurismo, el escuchar y conocer a grandes profesionales como los que pudieron presentarnos, además de todos los intercambios que se fueron manifestando. Estoy sumamente agradecida por la oportunidad de hacer parte de esto con todos ustedes, espero que sea el primero de muchos otros encuentros”. Estudiante: Vanesa Correa – carrera: licenciatura en Administración – Universidad Gastón Dachary – Sede Oberá, Misiones, Argentina.

“Es un honor poder compartir junto a Vanesa, colegas docentes y estudiantes de IFRS, empresarios y otros actores del ecosistema emprendedor de Brasil; de la “Innovación, Emprendedurismo y Nuevos Negocios”. Es un desafío constante la actuación en los contextos dinámicos e inciertos que vivimos, en los cuales sin innovación y creatividad, los retos no podrán ser superados. El trabajo en equipo, con miradas interdisciplinarias evidencian que se pueden lograr cambios y asimismo potenciar habilidades y talento para los ambientes de innovación y emprendedurismo. Esta experiencia enriquecedora, permite descubrir otros enfoques sobre las actividades que desarrollan profesionales y empresarios para modelar negocios, lograr sustentabilidad a largo plazo, en estos escenarios complejos e inciertos; y asimismo incentivar a la transformación digital, utilizando la tecnología como aliado en este proceso. Sin dudas, el aprendizaje significativo es de gran impacto, tanto para argentinos como brasileños, en una época donde las fronteras no existen, y como ciudadanos globales, con impronta de crecimiento regional e internacional; podemos intercambiar nuevas perspectivas para fortalecer el ecosistema emprendedor.” Profesor Marcelo Pietruczuk – Materia: Taller de Emprendimiento e Innovación – Universidad Gastón Dachary – Sede Oberá, Misiones, Argentina.

Para os alunos da turma de pós-graduação do IFRS, também um momento enriquecedor. Segundo a aluna Laisla Portella, “Toda troca de conhecimento, experiência e cultura é válida para enriquecer o aprendizado. Na Especialização pudemos viver essa experiência dentro da sala de aula. Com a participação da colega Vanesa (Argentina) pudemos imergir, além da questão da linguagem, também nos hábitos e no contexto de negócios. Muitos exemplos foram expostos e compartilhados. A questão de trocas é muito válida para abrir também portas para oportunidades.”

Participaram do momento de abertura da aula o Pró-Reitor, Prof. Dr. Eduardo Girotto; Assessora de Assuntos Internacionais do IFRS, Ms. Viviane Campanhola Bortoluzzi, Diretor Geral do IFRS – Campus Erechim, Prof. Dr. Eduardo Angonesi Predebon, e Coordenadora do Curso, Profa. Dra. Silvana Saionara Gollo.

A aula neste primeiro final de semana contemplou conceitos sobre o tema da disciplina, debates, casos reais, práticas com lego, palestras sobre meta-verso e financiamento à inovação, especificamente no RS o INOVA RS, com a participação da palestrante Jéssica Mattana Habovski.