Início do conteúdo

Palestras iniciam eventos referentes ao calendário de ações afirmativas do Campus


As palestras aconteceram no mês de março com o intuito de conscientizar discentes e servidores sobre o papel da mulher na sociedade e a necessidade de se discutir o racismo

Nos dias 8 e 21 de março aconteceram as palestras que iniciaram o ciclo de eventos importantes para a formação cidadã de discentes e servidores do Campus Erechim. Essas palestras também fazem parte do Calendário de Ações Afirmativas, instituído no Campus após pedido de consulta da Reitoria do IFRS.

A palestra “O papel social da mulher: direitos e conquistas, trabalho e história” foi ministrada por Michelle Angela Zanatta, advogada, psicóloga e mestranda no PPG de Direito da UPF e por Deise Anne Longo, especialista em direito e processo do trabalho e juíza do trabalho titular no dia 8 de março, dia internacional da mulher. A palestra aconteceu em dois momentos, às 14 horas e as 19 horas, para que discentes de todos os cursos pudessem participar. No momento, discutiu-se sobre a trajetória da mulher na conquista de direitos básicos, sobre trabalho e maternidade e as palestrantes Michelle Zanatta expôs dados sobre violência contra mulher e a necessidade da Lei Maria da Penha. Ainda, a juíza do trabalho titular, Deise Longo, trouxe a sua experiência pessoal e a vivência do seu trabalho para falar sobre a mulher e o mercado de trabalho. Cerca de 160 pessoas participaram nos dois turnos da palestra, tornando a data de 8 de março um momento de reflexão e discussão.

No dia 21 de março, aconteceu a palestra “Racismo: nós precisamos falar…”, ministrada por Monique Milkiewicz Rosset, psicóloga e neuropsicopedagoga, militante do Movimento Negro, membro fundadora do Movimento Étnico-cultural dos Negros de Erechim e colaboradora do Núcleo de Relações Raciais CRP-RS. Na palestra, Monique Rosset dialogou com os ouvintes sobre racismo institucional e racismo velado, fez críticas ao não-diálogo sobre racismo e fez o público se questionar sobre suas ações em combate ao racismo. Cerca de 50 pessoas participaram dessa palestra, discutindo ativamente os pontos colocados pela palestrante.

Referente ao calendário de Ações Afirmativas, muitas outras ações estão programadas pelos Núcleos que têm por intuito promover articulação entre as práticas educacionais e as práticas sociais, universalização da educação inclusiva, respeito à liberdade, convívio e respeito às diversidades étnica, cultural, social, sexual, de gênero, de crença, de necessidades específicas ou outras características individuais, coletivas e sociais e garantia dos valores éticos e humanísticos: Núcleo de Estudos Afrodescendentes e Indígenas (NEABI), Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Sexualidade (NEPGS).

Seguem as datas que estão no calendário acadêmico do Campus Erechim para 2019:

17 de maio- Dia internacional de combate a LGBTfobia
22 a 26 de julho- Reuniões/encontros de formação – 2º semestre
25 de julho- Dia da mulher negra
09 de agosto- Dia internacional dos povos indígenas
21 de setembro- Dia nacional de luta das pessoas com deficiência
26 de setembro- Dia nacional do surdo
10 de outubro- Dia nacional de luta contra a violência à mulher
20 de novembro- Dia da Consciência Negra
10 de dezembro- Dia internacional dos direitos humanos

Fim do conteúdo