Início do conteúdo

PAINEL SOBRE EMPREENDEDORISMO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL MARCA O ENCERRAMENTO DO PROJETO “IF MAIS EMPREENDEDOR CONTRIBUI ERECHIM”.


No dia 13 de dezembro de 2021, às 20 horas, aconteceu o Painel de Encerramento do Projeto IF Mais Empreendedor Contribui Erechim, que atendeu e assessorou Micro e Pequenos Empreendedores e Empreendedores Individuais da cidade de Erechim, afetados negativamente pela Pandemia da Covid 19, através de um processo de diagnóstico e orientação em diferentes áreas de gestão. 

 

O Painel teve como tema: O papel e as contribuições de diferentes atores para o Empreendedorismo e o Desenvolvimento Regional. 

 

Participaram enquanto painelistas: 

Professor Eduardo Angonesi Predebon – Diretor Geral do IFRS; 

Professora Keila Cristina da Rosa – Coordenadora do Projeto; 

Berenice Didoné – Secretária-adjunta de Desenvolvimento Econômico; 

Marisa Dresseno – Empreendedora atendida pelo projeto; e 

Amanda Natália da Silva – Bolsista do Projeto e estudante do curso Técnico em Administração do IFRS Campus Farroupilha. 

 

O evento contou ainda com a participação dos empreendedores atendidos, bolsistas e demais colaboradores do projeto, da coordenadora institucional do Programa Mais Empreendedor Nacional, Carine Popiolek, além de outros servidores do IFRS Campus Erechim e membros da comunidade em geral. A mediação foi realizada pela professora Adriana Storti. 

Em seus momentos de fala, o professor Eduardo abordou sobre o papel das instituições de ensino, e mais especificamente do IFRS Campus Erechim, para o Empreendedorismo e o Desenvolvimento Regional, e ainda, sobre o potencial empreendedor da região. 

A coordenadora do projeto, professora Keila Cristina da Rosa falou sobre as motivações para o projeto, sobre as contribuições que ele oportunizou aos diferentes atores envolvidos e como ações como esta podem impulsionar o empreendedorismo local. Informou ainda que uma nova edição do projeto está prevista para 2022. 

A indicação das empresas atendidas pelo projeto foi realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. A secretária-adjunta, Berenice Didoné falou sobre a importância destas parcerias para o município e respondeu sobre as ações futuras que estão sendo planejadas de modo a continuar incentivando o empreendedorismo e desenvolvimento regional.  

A empreendedora Marisa Dresseno participou representando os empreendimentos  atendidos pelo projeto. Em seus momentos de fala, destacou a gratidão e a satisfação por fazer parte desta ação. Em um segundo momento, motivou outros empreendedores a ingressarem numa nova edição do projeto, incentivando-os a aproveitarem a oportunidade de melhorarem o seu negócio. 

Por fim, a bolsista Amanda Natália da Silva relatou sobre a sua experiência ao longo dos seis meses de projeto, destacando como ele contribuiu para o seu desenvolvimento pessoal, profissional e acadêmico. Após incentivar outros colegas a atuarem como bolsistas, Amanda contou que graças ao projeto conseguiu uma vaga de estágio na área de marketing do Sebrae da sua cidade (Farroupilha).   

Em suas falas finais Eduardo e Keila agradeceram imensamente aos diferentes atores deste projeto e relembraram que o IFRS Campus Erechim segue à disposição de toda à comunidade.  

Mais do que um encerramento do projeto em si ou de um diálogo sobre as contribuições deste tipo de ação e sobre o papel dos diferentes atores, o evento foi um aquecimento para a próxima edição que deve acontecer a partir de março de 2022.  

Empreendedores interessados em participar podem contatar a coordenação do projeto pelo e-mail: [email protected] ou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico pelo e-mail: [email protected]

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO:

 

O projeto IF Mais Empreendedor Contribui Erechim, coordenado pela professora Keila Cristina da Rosa, teve por objetivo Atender e Apoiar Micro e Pequenos Empreendedores e Empreendedores Individuais da cidade de Erechim, afetados negativamente pela Pandemia da Covid 19 através de um processo de diagnóstico e orientação em diferentes áreas de gestão.

O projeto atendeu 5 empresas ao longo de 6 meses, auxiliando em demandas relacionadas às áreas de logística, produção, marketing, vendas, finanças e apoio jurídico.

Contribuíram para execução deste projeto 6 bolsistas, além de professores colaboradores de diferentes campi da instituição.

Este projeto fez parte de um Programa Nacional denominado IF Mais Empreendedor, que envolveu 39 instituições diferentes, 280 equipes, 1680 estudantes bolsistas e atendeu 1400 empreendimentos. Foi um dos 6 projetos contemplados no âmbito do IFRS, neste Edital de fomento externo, os quais tiveram a coordenação institucional da colega Carine Popiolek, também do Campus Erechim.

Questionada sobre o surgimento da ideia, a professora Keila destacou duas motivações principais: o desejo de contribuir em um momento que as empresas tanto precisavam, com os impactos negativos causados pela Pandemia de Covid 19, e a oportunidade de aprendizado visualizada por meio desta ação. Porém, foi a participação em um outro Projeto, denominado IFRS Contribui (projeto do Campus Viamão que presta assessoria rápida à empresas e demais arranjos sociais neste momento de pandemia), que deu subsídios para que, por meio do edital de chamada pública, este pudesse ser colocado em prática, alcançando os empreendedores da região de Erechim e impulsionando assim, o empreendedorismo local. 

Segundo a coordenadora, este projeto oportunizou um grande aprendizado a todos que participaram, seja por meio da troca de experiências entre estudantes e servidores de diferentes campi da instituição; pela integração entre teoria e prática essencial para uma formação integral e tão necessária aos cursos de gestão como um todo; pelo contato com as diferentes vivências dos empreendedores; pelo acesso às demandas reais dos empreendimentos atendidos, aproximando professores e bolsistas do mundo empresarial e de suas necessidades, oportunizando vivenciar na prática a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, que é premissa básica do IFRS. E claro, oportunizou contribuições aos empreendedores, que eram o foco da ação. Segundo ela, o projeto possibilitou que o empreendedor lançasse um novo olhar sobre o seu modelo de negócios, sobre as suas ações, suas limitações, suas possibilidades e principalmente, realizasse mudanças. Apesar de pequenas, são as pequenas inovações que lhes possibilitam dar um passo além. Ainda, segundo a coordenadora, “foi um projeto feito à muitas mãos” que possibilitou, dentre outras coisas, “plantar a sementinha da melhoria contínua, da reflexão e da ação”.

Fim do conteúdo