Ocorre o I Workshop de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade do Campus Erechim

Durante os dias  26 e 27 de setembro ocorreu, no IFRS Campus Erechim, o I Workshop de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade. O evento, organizado pela Coordenação de Extensão e os núcleos do IFRS NAPNE (Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas), NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas), NEPGS (Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidades, realizou diversas atividades de celebração à diversidade.

No dia 26/09 ocorreram as exposições “Telas pintadas pelos integrantes da Aquarela – Pró-autista (NAPNE)” organizado pela coordenadora do NAPNE Juliana Carla Girotto, “Ser LGBT+” (NEPGS), exposição de banners dos projetos de Ensino e Extensão referentes aos Núcleos e a exposição “Ser mulher” da expositora Bruna Todeschini.

Ainda, pela manhã estudantes do 9º ano e professores da EMEF Paiol Grande vieram conhecer o Campus Erechim e participar da Partilha de Trabalhos entre escolas públicas. A EEEM Érico Veríssimo apresentou o painel “Religiões de Matriz Afro-Brasileiras” através da pesquisa realizada pelo 9º ano e a professora Danuza Cardoso de Aguiar que participaram do projeto de extensão “Diferentes Religiões” desenvolvido pela professora Elisa Pilotto e coordenado pelo professor Miguelângelo Corteze.

No período da tarde a coordenação da EEEF Bandeirantes de Sertão, junto com a professora Tais Nodare e a turma do 9º ano, apresentaram um importante painel sobre “Diferenças Pessoais e Igualdades”. A pesquisa, desenvolvida com diversas mulheres, trouxe a temática aos presentes tanto do Colégio EP Mantovani como de acadêmicos do IFRS Campus Erechim, apresentando resultados, gráficos, imagens e depoimentos dos estudantes de como esse trabalho foi fundamental para enxergar na vida real todas as pessoas como seres humanos diferentes, mas iguais, ou seja, ninguém é mais ou menos importante que ninguém.

À noite foi realizada uma brilhante apresentação de capoeira por jovens do grupo de Entre Rios do Sul e Cruzaltense, conduzida pelo professor Maurício Antunes de Oliveira. Em seguida foi tratado o tema “O movimento negro em Erechim” pelos ministrantes André Fabrício Ribeiro, Fabiana Faria Vaz, Monique Milkiewicz Rosset e Maurício Antunes de Oliveira. O painel contou com a presença de estudantes do Colégio EP Mantovani e acadêmicos do IFRS Campus Erechim proporcionando um espaço importante de diálogo e descoberta dessa temática na vida, na identidade e na luta do movimento negro. Na sequência o grupo de Dança Afro de Aratiba, coordenada pela professora Fabiana Faria Vaz, apresentou a beleza e o ritmo de duas músicas contagiando com alegria os presentes.

Durante a tarde e a noite do dia 26/09 houve também a apresentação do CTA (Centro Tecnológico de Acessibilidade) do IFRS de Bento Gonçalves,  ministrado por Andréa Poletto Sonza e Lael Nerves.

As atividades foram encerradas na tarde do dia 27/09, após o CineNEABI, onde os alunos puderam prestigiar o documentário “Corumbiara” pelo antropólogo Vicent Carelli .

O evento teve como público alvo estudantes e servidores do IFRS, professores, estudantes e pais de estudantes da rede pública do município de Erechim e região e faz parte do projeto “Workshop de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade” coordenado pelo professor Giovane Rodrigues Jardim.

Mais fotos em nosso Instagram: @ifrs_erechim