Institucional
NEABI realiza atividade alusiva ao mês da consciência negra
No dia 14 de novembro de 2024, foi realizado o encontro mensal do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do Campus Erechim e do grupo de estudo do projeto de extensão: “NEABI IFRS Campus Erechim: Histórias Afro-Brasileiras e Indígenas”, coordenado por Miguelângelo Corteze, professor de História, com participação de Ana Eliza Borges Dias, bolsista do curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio. O encontro serviu para finalizar a décima sugestão apresentada no livro “Para Educar Crianças Feministas”, de Chimamanda Ngozi Adichie, escritora nigeriana.
A atividade proposta foi um debate sobre a obra, em que cada participante teve a missão de ler um parágrafo e escrever no quadro uma palavra-chave relacionada ao texto. Cada palavra foi apresentada e comentada ao final da leitura geral, gerando um espaço de reflexão e troca de ideias. O encontro aprofundou os temas de negritude, feminismo, patriarcado e gênero, em um ambiente institucional que ainda carece de discussões aprofundadas sobre essas questões.
As questões levantadas sobre como o patriarcado se articula nas diferentes esferas da vida social, como o feminismo pode ser uma ferramenta de transformação e como o reconhecimento da negritude são fundamentais para a estruturação de uma sociedade mais justa e igual para todos, marcaram as reflexões do encontro. O encontro simbolizou ainda conclusão de uma etapa, de um ciclo de debates e aprendizados, mas também representou o fortalecimento de um movimento contínuo de conscientização e transformação e da prática de um feminismo interseccional.