NEABI realiza atividade alusiva à Semana dos Povos Indígenas com cacique e professor Joel Kuaray

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) realizou no dia 29 de julho uma atividade alusiva à Semana dos Povos Indígenas que contou com a presença do cacique e professor Joel Kuaray da comunidade Mato Preto, do município de Erebango. Programada para ocorrer no mês de abril, a atividade foi transferida devido à greve de servidores.

Desenvolvido pelo projeto de extensão “NEABI IFRS Campus Erechim: histórias afro-brasileiras e indígenas”, que neste ano conta com o auxílio da bolsista Ana Eliza Borges (Naná), o evento ocorreu no Auditório 1 do Bloco 4. Foram dois momentos de conversa para contemplar todos os estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI), dos cursos técnicos Informática, Mecatrônica, Design Gráfico e Química. A abertura foi realizada pelo diretor-geral, Sidnei Dal Agnol, e, na sequência, pelo diretor de ensino, Ernani Gotardo.

A atividade se organizou em duas etapas, sendo a primeira uma apresentação realizada pelo professor e cacique Joel sobre as questões históricas que envolvem os povos originários da região sul, especialmente do Rio Grande do Sul, como os Guarani, Kaingang, Charruas e Xokleng. Joel afirmou que o Brasil não foi descoberto, mas invadido. No período pós-invasão, muitos indígenas foram perseguidos e exterminados, mas hoje existe a determinação de preservar sua cultura. Segundo Joel, o povo guarani evoluiu e não tem mais como viver de caça e pesca como no passado, mas, para ele, o passado não deixou de existir, pois mesmo usando a tecnologia não-indígena não faz de um guarani mais ou menos guarani. “Não dá para viver como no passado, mas não vivemos sem o passado. Ele está presente na nossa língua, nos nossos costumes, na nossa cultura”, afirmou.

Depois desse primeiro momento de cada turma, foi organizada uma roda de conversa onde entre os estudantes e o cacique Joel, que permitiu fortalecer a reflexão sobre os povos originários. Ao final, foi realizada uma exposição da arte guarani.