Início do conteúdo

NAPNE promove atividade em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência


Na última segunda-feira, dia 29 de setembro, o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específica (NAPNE) do Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) promoveu um evento em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado anualmente no dia 21 de setembro. A atividade “Uma Escola Inclusiva Uma Sociedade Diversa” foi conduzida por Sheila Marques Duarte Bassoli, servidora responsável pelo Setor de acessibilidade da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e docente do Curso de Licenciatura Educação Educação Especial Inclusiva.

Durante a atividade, Sheila promoveu um diálogo com os estudantes sobre diversidade, abordou questões relacionadas à inclusão, acessibilidade, capacitismo, equidade e dialogou sobre a importância de conhecer, respeitar e valorizar a diversidade, para possibilitar a transformação da sociedade e de um mundo melhor para todas as pessoas. Para Márcia Racoski, coordenadora do NAPNE, a realização de atividades relacionadas ao tema inclusão são de suma importância para a formação dos estudantes do Ensino Médio Integrado, pois além da escola, a inclusão e a diversidade são vivenciadas em diversos espaços do cotidiano das pessoas, como igrejas, comunidades, empresas, entre outros.

 

Sobre o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

A data foi instituída pela Lei nº 11.133/2005 e tem como objetivo conscientizar sobre a importância do desenvolvimento de meios de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, e marca a construção de mobilizações, conscientização da luta anti-capacitista e celebração destes movimentos.

Fim do conteúdo