Geral
Inteligência Artificial (IA) na Educação: IFRS Campus Erechim apresenta novo curso de especialização para 2026 e promove formação na área
O IFRS – Campus Erechim marcou o início de uma nova fase na integração entre tecnologia e educação na instituição. Na última semana, servidores puderam acompanhar uma importante atividade de formação pedagógica e a apresentação do projeto pedagógico de especialização pioneira na região.
O evento, que ocorreu no dia 15 de outubro de 2025, reuniu os educadores do IFRS – Campus Erechim para se apropriarem e debaterem possibilidades e desafios da Inteligência Artificial (IA) no ensino e apresentou do Projeto Pedagógico do Curso de Especialização em Inteligência Artificial na Educação, o qual será coordenado pelo professor Marcos Antonio de Oliveira, a partir de 2026, em data ainda a ser definida pela instituição.
A formação pedagógica foi ministrada pelo professor doutor Rafael Leonardo Vivian, do Instituto Federal Catarinense – Campus Fraiburgo, o qual apresentou o panorama atual e os desafios da integração da Inteligência Artificial nas práticas pedagógicas.
Com a palestra “Introdução à Inteligência Artificial na Educação: possibilidades e desafios no ensino”, o especialista ressaltou que não se trata de vender soluções prontas, fazer marketing de tecnologia ou prometer fórmulas mágicas. “A IA não é uma tendência passageira nem deve substituir o papel do professor. É uma ferramenta que, quando bem compreendida, pode potencializar o trabalho docente”, enfatizou.
A formação abordou desde os fundamentos históricos da IA, que remontam a Alan Turing em 1950, até as aplicações práticas no contexto educacional atual, incluindo criação de conteúdo, tutoria virtual, feedback individualizado, personalização do aprendizado e tradução multilíngue para inclusão.
Um dos destaques foi a discussão sobre ética e responsabilidade, abordando temas como integridade acadêmica, proteção de dados, viés cognitivo, diversidade e acessibilidade. O professor também apresentou recomendações práticas aos educadores e citou o Marco Referencial de Competências em IA para professores, desenvolvido pela UNESCO.
União entre teoria e prática
A realização da formação com o professor Rafael Vivian e a apresentação do novo curso de especialização de Inteligência Artificial na Educação, demonstram o compromisso do IFRS – Campus Erechim em oferecer aos educadores não apenas reflexão teórica sobre o tema, mas também caminhos concretos para a capacitação profissional de alto nível.
“Estamos construindo um projeto pioneiro na região que integra formação humanística, ética e técnica, preparando educadores para liderar a transformação digital de forma responsável e centrada no estudante”, afirmou o coordenador professor Marcos Antonio de Oliveira.
Sobre os palestrantes
Prof. Dr. Rafael Leonardo Vivian é professor do Instituto Federal Catarinense (IFC) e doutor em Informática Aplicada à Educação, com tese focada na utilização da Inteligência Artificial no contexto educacional. Atua em pesquisa, ensino e extensão na área de tecnologias educacionais.
Contato: rafael.vivian@ifc.edu.br
Prof. Dr. Marcos Antonio de Oliveira é professor do IFRS Campus Erechim, doutor pela Universidade Feevale e coordenador do Curso de Especialização em Inteligência Artificial na Educação. Coordena a comissão responsável pela elaboração e implementação do novo curso de pós-graduação.
Contato: marcos.oliveira@erechim.ifrs.edu.br