Início do conteúdo

INMODA IFRS


Entre os dias 8 e 11 de dezembro de 2020 a área de Moda do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Erechim promoveu o INMODA IFRS, evento online e gratuito, coordenado pela professora Raquel de Campos. Nos quatro dias de evento estiveram presentes em torno de 250 participantes, 100 em cada dia, que foram agraciados com a presença de 23 brilhantes profissionais de diferentes estados do Brasil, de Portugal e da Inglaterra, em que apresentaram suas pesquisas, projetos, cases e seus conhecimentos em temas tão pertinentes, instigando os participantes a refletirem sobre a atualidade e  o futuro da Indústria da Moda, na Tecnologia, Design e Sustentabilidade.

 

O INMODA IFRS foi organizado em quatro painéis, o primeiro painel teve como tema central o DESIGN: Soluções inovadoras de mercado pensadas na experiência final do usuário e foi mediado pela professora Fernanda Caumo Theisen, docente efetiva do IFRS. Neste painel foram abordados os diferentes aspectos que devem ser considerados para a modelagem do vestuário, como o conforto, a antropometria e a ergonomia e estiveram presentes os seguintes palestrantes: a Profª. Drª Iara Mesquita da Silva Braga da Universidade Federal do Piauí que proferiu sua fala sobre o tema “Ciência do conforto: inovação e tecnologia aplicada ao vestuário”. Na sequência a Profª. Meª Francys Saleh da Universidade Católica de Pelotas e também do curso online Segredos da Moulage Francesa abordou sobre “A importância da Moulage”. O tema da terceira explanação foi a “Modelagem: contexto e atualidade” proferida pela Meª e doutoranda da Universidade do Minho (UMINHO) – Portugal  Danielle Paganini Beduschi. A Profª. Drª Artemísia Caldas da Universidade Federal do Piauí e da Universidade Federal do Delta de Parnaíba apresentou sua fala com alguns pontos da sua tese de doutorado realizada na UMINHO – Portugal “Adequação do Vestuário para Idosas Dependentes de Cuidados”. A Profª. Drª Germana Maria Fontenelle Bezerra da Universidade Federal do Ceará e da Universidade de Fortaleza apresentou partes da sua tese de doutorado também realizada na UMINHO – Portugal com o título: “Design de vestuário infantil: Metodologia de modelação a partir de um estudo antropométrico com recurso à digitalização corporal 3D, com foco no conforto ergonómico”. A última apresentação foi articulada pela Drª Emanuelle Biolo Magnus e empreendedora da marca autoral Mini Roupínea, a qual tratou sobre o tema: “Moda Autoral e Empreendedorismo Materno”.

 

O segundo painel foi mediado pela docente do IFRS Camila Carmona Dias, e teve como tema central a MODA: reflexões e sua interdisciplinaridade. Neste painel foi explanado e apresentado diferentes projetos com possibilidades da interdisciplinaridade no âmbito da moda. A primeira palestra foi pronunciada pelo Prof. Dr. Humberto Lopes da Escola Técnica de Artes, do Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Arte e da Universidade Federal de Alagoas sobre o tema “Teoria e pesquisa para o futuro da indústria”. Em seguida o Prof. Dr. Ronaldo Vasques da Universidade Estadual de Maringá apresentou seus projetos desenvolvidos em sala de aula com o seguinte tema: “O Estudo em museus de moda contextualizando a história e os têxteis: probabilidades para sala de aula”. O Prof. Dr. José Heriberto Oliveira da Universidade Federal do Rio Grande do Norte versou sobre “Oportunidades para inovação em ambiente interdisciplinar”. Na sequência o Prof. Me. Régis Puppim do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás e doutorando da UMINHO – Portugal debateu sobre “O diálogo transversal da Sustentabilidade na Moda”. A arquiteta e urbanista Ma. Luani Costa, que também é investigadora do Centro Tecnológico das Indústria Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE) – Portugal, onde abordou sobre “Moda e Arquitetura: os têxteis e a sinergia entre as indústrias” também apresentou o seu projeto distinguido no concurso internacional de estruturas têxteis para novos edifícios da Techtextil – Frankfurt. A última fala foi do designer gráfico da Pentagram London, Cleber Rafael de Campos, que apresentou a “Revista Sabat: moda, bruxaria e design”,  revista premiada no D&Ad, European Design Awards e Stack Awards, na qual é diretor de arte e designer gráfico.

O terceiro painel apresentou como tema a TECNOLOGIA: e seus efeitos na área do vestuário, e foi mediado pela professora Rosiane Serrano. A tecnologia, se mostrou fundamental neste período difícil de pandemia, permitindo uma nova forma de nos relacionarmos e das empresas desenvolverem e venderem os seus produtos. Na área da moda vemos a possibilidade de ampliar e melhorar os processos por meio da tecnologia, neste painel foram apresentados projetos, case e  possibilidades de inovações tecnológicas. A primeira palestra foi pronunciada pelo Prof. Dr. Miguel Ângelo Fernandes Carvalho da UMINHO – Portugal, que abordou sobre o seu projeto que tem em parceria com o maior instituto de tecnologia do mundo o MIT, e apresenta o seguinte título: “Operator – Transformação Digital na Indústria com foco no Operário 4.0 – Conciliar os objetivos de Produtividade, Ergonomia e Bem Estar”. A Profª Drª. Carla Hidalgo Capelassi da Universidade Tecnológica Federal do Paraná tratou sobre o tema “Inovação e tecnologia no processo de construção do vestuário”. O Prof. Me João Nuno Oliveira e também coordenador da agenda para a Indústria 4.0 do Centro Tecnológico Têxtil e Vestuário (CITEVE) de Portugal, refletiu sobre a “Moda Digital e Indústria Digital”. A Profª Meª Rachel Sager Boldt e criadora do Digital Fashion Lab, plataforma de discussão e ensino de modelagem CAD, 3D, Realidade Aumentada e Realidade Virtual aplicados à moda e vestuário, abordou sobre o tema “Moda Digital: Ferramentas para sustentabilidade, inclusão e expressão”. A Meª Luisa M. Arruda, doutoranda da UMINHO- PT e também pesquisadora da plataforma Fibrenamics (UMINHO- PT) apresentou o seu projeto “Embodiment Garment” premiado programa Europeu denominado Createx Project. Por fim, a Fundadora, Ilustradora ​e CEO da Prêt-à-Template a Meª Roberta Weiand apresentou sua startup de um aplicativo de desenho de moda ​que propõe uma nova forma de pensar o sketchbook de moda.

A sustentabilidade esteve presente nas reflexões de todos os painéis anteriores, mas no último painel o tema central foi sobre a SUSTENTABILIDADE: Correção dos impactos ambientais do passado e repensar nos impactos futuros, mediado pela professora Andréia Mesacasa, também docente efetiva do IFRS. Desta forma, foram convidadas para este painel designers pró-ativas, tanto do Brasil como de Portugal, para apresentar suas vivências, projetos e suas marcas focadas em iniciativas que priorizam o baixo impacto ambiental. A Drª Tatiana Laschuk e sócia proprietária da Otrobikewear, discorreu sobre os “Eco materiais alinhados às expectativas do consumidor atual”. A Meª Meire Oliveira, doutoranda da UMINHO e também Cofundadora e diretora criativa da marca MODULAR UP interior design discorreu sobre “Design modular de superfícies têxteis bi e tridimensionais: Uma estratégia sustentável para reaproveitamento de materiais e extensão do ciclo de vida dos produtos”, na qual apresentou o seu projeto premiado em 2019 no Concurso de ideias Santo Tirso – Portugal. A Profª Drª. Anne Anicet e também Fundadora da marca Contextura apresentou o case “Contextura Slow Fashion”.  A Profª. Me Júlia Isoppo Picoli da FEEVALE, estilista de vestidos de noiva (atelier Solaine Picoli) e criadora do Ser Autoral tratou sobre “Criações de novos materiais para moda noiva a partir de resíduos têxteis”. A designer de moda portuguesa Carla Pontes, criadora da marca com o mesmo nome, participante do Portugal Fashion e também formadora no Modatex do Porto e do IPCA proferiu sua fala sobre os “Caminhos para a Sustentabilidade”. Ambas as palestras estiveram alinhadas às estratégias de ciclo de vida de produtos mais sustentáveis, onde se destacam: a seleção de materiais amigáveis à natureza, a opção por  processos produtivos mais limpos e a extensão da vida útil dos produtos.

No último painel do INMODA IFRS também foram anunciados os vencedores do 1º Concurso de Ilustração de Moda do IFRS, que também fazia parte da programação do evento. No total 21 participantes de diferentes Universidades do Brasil enviaram belíssimos trabalhos, e após a análise de um júri composto por quatro professores da área, sendo professores internos e externos, chegou-se ao seguinte resultado: o primeiro lugar ficou para a participante Kelen Rosset que receberá um sketchbook canson e um estojo de 35 peças da marca cretacolor, o segundo lugar ficou para o participante Leonardo Penha Serra que receberá um estojo de desenho da marca giaconda com 24 peças e no terceiro lugar ficou Yolanda Fernandes que receberá um estojo de aquarela em pastilhas e um bloco canson A3 para aquarela.

No final de todas as apresentações foram criados momentos de diálogo e de reflexão, onde os participantes poderiam fazer seus questionamentos ou comentários. O evento também contou com um trabalho de acessibilizar o evento para o público surdo, com quatro intérpretes: Angelica Oliveira dos Santos, Juliana da Silva Beppler, Silvia Salete Remos, Suelen Bordin e uma equipe que trabalhou incansavelmente em todos os detalhes.

 

Foram quatro dias de muita troca de informações e experiências, ricos em conhecimento e oportunidades, mostrando caminhos que as empresas poderão seguir para inovar, criando seus produtos e serviços para atender melhor o novo consumidor. Ademais, evidenciou a importância da dedicação na pesquisa e na criatividade para nos reinventarmos e nos adaptarmos a essa nova realidade, de forma a preparar as empresas para o futuro.

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo