Geral
IFRS realiza oficina de panificação em parceria com a ADEVE
publicado em 01 de novembro de 2019
última modificação em 01 de novembro de 2019
No dia 30 de outubro de 2019 foi desenvolvida uma oficina de pães com ervas aromáticas e condimentares com os membros da Associação dos Deficientes Visuais de Erechim – ADEVE. A ação ocorreu no Campus Erechim do IFRS na Usina Piloto de Panificação. A oficina prática possibilitou, além da produção dos pães, a análise sensorial das ervas e condimentos, vindo apurar o sentido do olfato entre outros.
Este projeto, coordenado pela professora Valéria Borszcz, tem por objetivo ofertar oficinas práticas e teóricas sobre produção artesanal de alimentos com o intuito de capacitar deficientes visuais pertencentes a ADEVE. A oficina teve duração de 4 horas e contou com a participação de pessoas cegas e com baixa visão que participam da Associação dos Deficientes Visuais de Erechim, além de servidores e bolsistas, os quais tiveram a oportunidade de interagir e dialogar a partir das diferenças que cada um apresenta.
O projeto é realizado em parceria com o NAPNE, representado pela professora Juliana Carla Girotto , é o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, criado por portaria instituída em cada campus, é um setor propositivo e consultivo que media a educação inclusiva na instituição. Os NAPNEs são facilitadores e disseminadores de ações inclusivas, buscando não apenas a inclusão de alunos com necessidades educacionais específicas nos bancos escolares, mas, também, sua permanência e saída exitosa para o mundo do trabalho, atuando no ensino, na pesquisa e na extensão.
A extensão tem um papel fundamental neste processo, pois de acordo com a Política de Extensão do IFRS “a dimensão “Ações Sociais” agregam um conjunto de iniciativas, técnicas e metodologias transformadoras, desenvolvidas e aplicadas na interação com a sociedade e apropriadas por ela, que representam soluções para a inclusão social, a geração de oportunidades e a melhoria da qualidade de vida.