Início do conteúdo

IFRS – Campus Erechim realiza V Workshop de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade


Durante os dias 25, 26 e 27 de setembro de 2023, foi realizada no IFRS – Campus Erechim, a 5ª edição do Workshop de Ações Afirmativas, Inclusivas e Diversidade.

O evento, organizado pela Coordenação de Extensão e os núcleos do Campus Erechim: Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE); Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI); e do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidades (NEPGS), Núcleo de Estudos em Agroecologia, Segurança Alimentar e Nutricional e Educação Ambiental (NEA); Núcleo de arte e Cultura (NAC); Núcleo de Memória (NUMEM), contou com a realização de diversas atividades destinadas aos estudantes e servidores do IFRS – Campus Erechim, além da comunidade externa.

Durante toda programação, os participantes puderam apreciar a exposição de produções artísticas produzidos pelos estudantes do campus e comunidade externa, artesanatos e telas pintadas pelos integrantes da Aquarela – Pró-autista e da ADEVE (Associação dos deficientes visuais de Erechim), além de uma peça de roupa desenvolvida para deficientes visuais, desenvolvida por estudantes de pós-graduação. A exposição foi realizada no hall do Auditório 1, o qual sediou as atividades do Workshop.

Na tarde do dia 25/09, foram realizadas duas atividades, com a participação dos estudantes do ensino médio e de cursos superiores, além de servidores da instituição. A primeira atividade foi
organizada pelo NAPNE e ministrada pela professora do IFRS – Campus Feliz, com vasta experiência acadêmica na área da educação inclusiva, Maria Fátima Menegazzo Nicodem: Diálogo
sobre inclusão: Inclusão e diferença, na qual a palestrante abordou o tema por meio de um diálogo sobre a diversidade, de forma acessível e clara para o público presente, na sua grande maioria estudantes do ensino médio, destacando a importância e a riqueza de conviver com as diferenças. A atividade cumpriu o objetivo de promover reflexões a partir das colocações e analogias realizadas pela palestrante.

A segunda atividade, promovida pelo NEPGS, LGBTQIAP+: Celebrando a Diversidade, foi conduzida pelo advogado e professor Ricardo Pasini e teve como foco central a temática da diversidade de gênero. Durante a apresentação, o palestrante esclareceu o significado da sigla LGBTQIAP+, mostrou dados sobre LGBTfobia no Brasil e compartilhou relatos sobre experiências de preconceito e aceitação. O público participou ativamente, respondendo quando solicitado e fazendo perguntas ao palestrante.

Na manhã do dia 26/09, o NEABI realizou uma atividade em conjunto com o NEPGS, sobre a importância das mulheres negras na formação da sociedade brasileira, ministrada por Luiza Fernanda Silva dos Santos e Eliana Paulino de Souza. Luíza é advogada e membro do Movimento Étnico e Cultural dos Negros de Erechim (MENE), presidente da Comissão da Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Erechim (OAB/RS), Especialista em Direitos das Mulheres, Advogacia Feminista e Mestranda do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em
Ciências Humanas da Universidade Federal Fronteira Sul (PPGICH/UFFS). Eliana é Líder comunitária, membro do MENE e estudante de Direito. Além dos estudantes do Ensino Médio integrado, participaram duas turmas da oitava série da Escola Estadual Dr. João Caruso.

Na tarde do dia 26/09 o NEABI organizou outra atividade com estudantes do ensino médio integrado, ministradas pelas discentes Laura Zaleski e Maria Eduarda Rodrigues, as quais realizaram uma dinâmica do grupo de estudo sobre Ângela Davis. Na sequência, um grupo da escola estadual Dr. João Caruso apresentou seu grupo de leitura. Ainda na tarde do dia 26/09, o Núcleo de Arte e Cultura (NAC) promoveu uma atividade em grupo, ministrada pela professora de artes, Raianny Queiroz e pela colaboradora Jessica Petrykoski, intitulado “Dinâmica em Grupo – Da Diversidade Complementações em Forma de Desenho Coletivo”. Participaram estudantes do ensino médio e superior do campus e alunos da escola estadual Dr. João Caruso. O objetivo da atividade foi promover a criatividade por meio de uma dinâmica de desenho, música e poesia, que evoluía de atividades individuais para coletivas. Na dinâmica coletiva foi entregue trechos do livro “Pássaros do Absurdo”, escrito pela autora Roseana Murray. A dinâmica proporcionou uma experiência enriquecedora, demonstrando como a criatividade pode ser estimulada por meio da colaboração individual e em coletivo.

Na noite do dia 26/110, o NUMEM organizou a palestra “Ações Afirmativas e Direito à acessibilidade no ensino superior”, ministrada pela profª Eduarda Aparecida Santos Golart, que é advogada, professora universitária, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA), Mestre em Direitos Emergentes na Sociedade Global pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pós-graduanda em Direito de Família e Sucessões pelo IBDFAM. Eduarda apresentou definições e histórico sobre as ações afirmativas e a acessibilidade, no Brasil e no mundo, incluindo lei de cotas, e demais leis que orientam e regulamentam as mesmas, além de apresentar sua pesquisa sobre o tema.

Para encerrar o evento, na tarde do dia 27/06, foi realizada a II Mostra Cultural, organizada pelo Grêmio Estudantil, o Núcleo de Arte e Cultura e o Projeto de Extensão Web Rádio Hélio Pomorski.
A Atividade despertou alegria e a diversidade se mostrou intensa, assim como a criatividade e o afeto dos estudantes de ensino médio integrado. A mostra contou com diversas apresentações
realizadas por estudantes, servidores e comunidade externa, incluindo música, canto, dança, declamações e apresentações de produções artísticas. Segundo Miguelângelo Corteze, foi a atividade que mais conseguiu integrar os cursos de Informática, Mecatrônica e Design Gráfico, sendo uma tarde inesquecível, magnífica acompanhada de lanche surpresa. Quem apresentou também recebeu um brinde.

Confira algumas fotos do evento logo abaixo.

Fim do conteúdo