Geral
Campus Erechim realiza desfazimento de bens de TIC
Na última terça-feira, dia 20 de janeiro de 2026, o Campus Erechim Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) realizou o desfazimento de bens de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Ao todo, foram doados 150 bens, dentre eles computadores, monitores, impressoras, telefones, roteadores, além de outros equipamentos e componentes de TIC.
A ação está em conformidade com as normas que regem a gestão e a destinação de bens móveis no âmbito da Administração Pública Federal. Os materiais passaram previamente por processos de levantamento, avaliação técnica, classificação, catalogação e regularização patrimonial, sendo considerados antieconômicos e/ou irrecuperáveis para uso institucional.
O procedimento foi conduzido com base na legislação, que autoriza a doação de bens de TIC a organizações da sociedade civil de interesse público e a entidades que participem de programas de inclusão digital do Governo Federal. Em atendimento a essa normatização, o setor de Patrimônio do campus entrou em contato com o Ministério das Comunicações, que realizou a divulgação da lista de bens disponíveis para doação a todos os Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) do país. O Núcleo Comunitário Cultural de Belém Novo, localizado em Porto Alegre/RS, manifestou interesse na doação e efetuou o recolhimento dos bens nesta semana. A entrega foi conduzida pelo Diretor de Administração e Planejamento (DAP) substituto, administrador Victor de Souza (foto acima).
A ação reforça o compromisso institucional do Campus Erechim com a gestão responsável do patrimônio público, a observância dos princípios da legalidade, economicidade e eficiência, bem como com o apoio a iniciativas de inclusão digital e educacional, promovendo a adequada destinação social de bens públicos que não mais atendem às necessidades institucionais.



