Início do conteúdo

IFRS – Campus Erechim realiza a instalação de placas táteis para favorecer a acessibilidade de pessoas com deficiência visual


No dia 19 de agosto, o DAP – Direção de Administração e Planejamento,  Setor de Infraestrutura e o NAPNE – Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, realizaram a instalação de Placas Táteis na instituição, com o objetivo de favorecer a acessibilidade de pessoas com deficiência visual (cegas ou baixa visão).

O NAPNE é um setor propositivo e consultivo que media a educação inclusiva na instituição e tem como propósito incentivar, mediar e facilitar os processos de inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas, além de buscar a quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais, comunicacionais e atitudinais.

Buscando promover um ambiente mais inclusivo, as placas táteis foram instaladas com a finalidade de identificar os ambientes da Instituição. Essas placas contribuem com a autonomia de pessoas com deficiência visual, auxiliando no direcionamento em determinado local, já que ela contém a versão em braille e também, as palavras e figuras em alto-relevo que auxiliam na identificação dos espaços. Com isso, as pessoas acabam tendo muito mais independência para se deslocarem pelos espaços do campus, não dependendo de terceiros para se localizarem.

Essa é mais uma ação institucional realizada, que visa  a acessibilidade arquitetônica e comunicacional, e por sua vez, a inclusão das pessoas com necessidades específicas.

     

Fim do conteúdo