IFRS – Campus Erechim participa da organização do 1º Seminário de Promoção e Prevenção da Saúde do Alto Uruguai

Apesar do IFRS – Campus Erechim não possuir cursos na área de saúde, são realizadas atividades durante o ano em prol da saúde mental e física de estudantes e servidores. Nesse sentido a instituição participou da coordenação do primeiro Seminário de Promoção e Prevenção da Saúde do Alto Uruguai, evento que reuniu representantes de várias instituições, terapeutas e comunidade em geral.

O seminário ocorreu no dia 1 de dezembro, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e contou com a presença de mais de 150 pessoas de vários municípios da região do Alto Uruguai Gaúcho. Durante o evento o público pode participar de dinâmicas, técnicas terapêuticas e ouvir representantes do Ministério da Saúde, Fiocruz, Governo do Estado e relatos de experiências de municípios que já tem implantado ações com as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS).

O evento foi promovido pelo Núcleo de Promoção e Prevenção da Saúde do Alto Uruguai/RS (NPPSAU), constituído por terapeutas da região, núcleo esse que tem a participação do IFRS – Campus Erechim, representado pelo professor Sidnei Dal’Agnol, que tem proximidade com o tema devido ao projeto de terapia que coordena, intitulado projeto Helena.

Também representaram o Instituto Federal no evento a coordenadora de extensão Marlova Elizabete Balke, Representando o NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas) a presidente do núcleo Marcia Maria Racoski e a Psicopedagoga Alexandra Balke Cavassolla.

Durante o evento foi constituído o Fórum Regional de Promoção e Prevenção da Saúde , que vai envolver instituições e lideranças no debate e busca por ações efetivas para uma melhor saúde da população regional. Segundo relatos das lideranças municipais que participaram do Seminário, existe uma grande preocupação com a atual situação da saúde pública, com altos índices de problemas emocionais e físicos, com uma alta procura por medicamentos e cirurgias, índices que vem aumentando a cada ano, comprometendo os orçamentos municipais.

O Fórum a partir de hoje, trabalhará na perspectiva de debater e incentivar que sejam mais utilizadas as PICS, a agricultura agroecológica, que se fortaleça a agricultura familiar para produção de alimentos mais saudáveis, entre outras ações que busquem preservar e melhorar a saúde humana respeitando ao máximo o meio ambiente.