Início do conteúdo

IFRS – Campus Erechim desenvolve tecnologia portátil para democratizar análises laboratoriais avançadas


O IFRS – Campus Erechim acaba de dar mais um importante passo no fortalecimento da pesquisa com impacto social. Foi depositado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o pedido de patente de invenção de um equipamento desenvolvido por pesquisadores do campus, que combina análises por fluorescência e absorbância em uma mesma plataforma.

O dispositivo é portátil, acessível, de baixo custo e pode ser acoplado diretamente a microscópios ópticos convencionais, transformando-os em plataformas de microscopia de fluorescência, ao mesmo tempo em que pode realizar análise de absorbância em fluxo contínuo ou estático, com controle automatizado. Essa inovação amplia significativamente as aplicações em áreas como biotecnologia, microbiologia e pesquisa biomédica, democratizando o acesso a técnicas analíticas antes restritas a equipamentos de grande porte ou de alto investimento. Portanto, esse avanço pode beneficiar especialmente escolas, universidades, laboratórios públicos e instituições com recursos limitados, promovendo maior inclusão científica e tecnológica.

A invenção foi desenvolvida pelos estudantes do Curso de Engenharia de Alimentos, Bruno Antonio Amarante e Eduardo Saccomori, sob supervisão do Prof. Wagner Luiz Priamo. Este depósito junto ao INPI representa um marco importante no compromisso da instituição com a formação de profissionais inovadores e o desenvolvimento de soluções que dialoguem com as necessidades da sociedade.

Fim do conteúdo