Exposição dos Núcleos NuMem e NAC, do Campus Erechim no 8º Salão de Pesquisa, Extensão e Ensino do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS)

O Núcleo de Memória (NuMem) do Campus Erechim registrou sua participação na programação do evento ocorrido nos dias 23 e 24 de novembro de 2023, no Campus Bento Gonçalves, colaborando na organização da Exposição NuMem – 15 Anos de História e Memória do IFRS – registros de uma trajetória em EPT, coordenada pelo Núcleo de Memória (Numem Central).

Cada campus encaminhou materiais e informações sobre a trajetória e memória do IFRS, registradas ao longo dos anos, também haviam pôsteres contando sobre a história da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) e do IFRS.  A Exposição aconteceu de quinta-feira até o sábado, no Prédio J do Campus Bento Gonçalves, e recebeu inúmeros visitantes interessados em descobrir curiosidades sobre a instituição, bem como conhecer os materiais expostos, desconhecidos para muitos, tais como projetor de slides, mimeógrafo, entre outros.

O Campus Erechim participou expondo um macacão antigo e troféu recebido pelo projeto Drop Team, vencedor da competição Shell Eco-Marathon Brasil 2023; a exposição “Elza Soares: a voz do milênio”, organizada pela equipe da área de Moda, que constava com 04 manequins com roupas inspiradas nas capas dos discos da cantora; ainda foram levados materiais produzidos durante a pandemia, destacando todo trabalho desenvolvido pelo campus nesse momento difícil pelo qual todos passamos. Segundo a coordenadora do Núcleo, Maria Inês Varela Paim “ocorreu ainda a premiação do II Concurso de Fotografia do IFRS, organizado pelo NuMem, inclusive com estudante do Campus Erechim sendo premiada. Foi um evento memorável e de grande troca de experiências, torcemos para que tenha continuidade.”

O Núcleo de Arte e Cultura do Campus Erechim, participou da Mostra De Arte com a exposição do seguinte trabalho “Tela cíclica: uma crítica ao consumo televisivo sem reflexão”, o qual foi desenvolvido pela professora Carina Dartora Zonin, com os estudantes do Ensino Médio Integrado, João Eduardo Sostisso Barbosa e Jordana Pavan dos Santos. Eles destacaram que “foi possível a divulgação do trabalho artístico e criativo, a respeito da influência midiática, na formação do pensamento massificado. Troca de experiências, através da exposição, especialmente, do diálogo com os visitantes da mostra e com autores de outros trabalhos que, também, participaram da referida mostra cultural. Aprendizado, através da elaboração e montagem da mostra artística, como também, através da troca de saberes, com participantes do evento”.

A professora orientadora relata que a “produção artística, intitulada Tela cíclica: uma crítica ao consumo televisivo sem reflexão, vinculada ao Núcleo de Arte e Cultura, do IFRS Campus Erechim, visa prender a atenção do espectador tal qual os programas e propagandas de televisão o fazem. Nosso objetivo, através da elaboração artística de um cenário representativo, é fazer com que os visitantes, potenciais espectadores, reflitam, através do olhar, da escuta e de possíveis sensações, suscitadas pelo conjunto, sentindo-se, assim, ‘capturados’ por um ciclo, dimensionado nos imperativos: ‘Olhe a TV’, ‘Escute a TV’, ‘Reproduza o que diz a TV’, já que, tudo, ao redor dela, faz menção à necessidade de se voltar o olhar para a televisão e de se seguir preso à tela. Um jogo ininterrupto, característico da manipulação televisiva, que age, fortemente, na despotencialização dos indivíduos enquanto sujeitos, aproximando-os, cada vez mais, à categoria de objetos”.

A coordenadora de extensão Marlova Balke agradece a dedicação dos integrantes dos núcleos e destaca: “para conhecer mais sobre os dois Núcleos acesse o nosso site na aba extensão: NAC / NuMem e venha fazer parte do grupo!