Evento
Evento online discutirá memória democrática espanhola
No dia 6 de agosto de 2024, a partir das 14h, o diretor-geral da Memória Democrática do governo da Catalunha, Alfons Aragoneses, conduzirá um diálogo sobre o tema “Del olvido a la justicia post-transicional: 50 años de memoria democrática en España”, a ser realizado por meio de plataforma virtual.
O evento marcará o segundo encontro anual do Programa Conectados por Memórias, organizado pelo Grupo de Pesquisa Sítios de Memória e Consciência (IFRS, Campus Erechim) e pela Rede Brasileira de Pesquisadores de Sítios de Memória e Consciência (REBRAPESC). O encontro será mediado pela professora Virgínia Vecchioli (UFSM).
As inscrições devem ser realizadas através de formulário eletrônico, disponível aqui.
Sobre o convidado
Alfons Aragoneses é professor de história jurídica na Universidade Pompeu Fabra de Barcelona e atualmente atua como diretor-geral da Memória Democrática do governo da Catalunha. Como acadêmico, pesquisou direito privado comparado, direito das ditaduras, justiça transicional e leis de memória. Como diretor-geral, promoveu o projeto de lei da memória democrática, dirigiu o programa de localização de pessoas desaparecidas e elaborou planos de formação de agentes jurídicos. Trabalhou como observador eleitoral da União Europeia em vários países africanos.
Mais informações e material de leitura no site da REBRAPESC.