Estudantes do IFRS podem solicitar auxílio inclusão digital devido a prejuízos da calamidade

Estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) impossibilitados de frequentar as aulas em virtude da situação de calamidade pública do Estado (Decreto 57.600 de 4 de maio de 2024) podem solicitar um auxílio inclusão digital. Os selecionados receberão recursos financeiros voltados para duas modalidades de inclusão digital: acesso à internet, para aquisição de plano de dados de até R$ 120,00 mensais; ou aquisição de equipamento, em parcela única de R$ 700,00.

Para a seleção dos alunos a serem contemplados, terão preferência aqueles que recebem auxílio estudantil e não possuem acesso à internet. Dos solicitantes que não recebem auxílio, será analisada a renda familiar, com preferência da menor para a maior condição socioeconômica.

As inscrições vão de 04 a 19 de julho de 2024, ocorrendo por meio do formulário de mapeamento de impactos da catástrofe climática para os estudantes do IFRS. Aqueles que já preencheram, podem revisar e atualizar informações até o último dia de inscrições. O link e mais esclarecimentos podem ser consultados no edital da Pró-reitoria de Ensino para cadastro ao auxílio inclusão digital.

Algumas observações:

> Podem solicitar auxílio os estudantes regularmente matriculados em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação que não conseguem frequentar as aulas de forma presencial.

> Estudantes de cursos técnicos a distância precisam comprovar que perderam o acesso à internet ou ao equipamento e não conseguem desenvolver as atividades de forma não presencial.

> O auxílio inclusão digital poderá ser acumulado com outras modalidades de auxílios, bolsas ou programas durante o ano de 2024.

> Os contemplados terão de prestar contas ao término do ano letivo 2024 ou ao final do impedimento de comparecer às aulas.

> Confira as informações detalhadas no Edital Proen/IFRS nº 20/2024 – Auxílio Inclusão Digital. Se ainda tiver dúvidas, entre em contato com a Assistência Estudantil do seu campus ou envie e-mail para [email protected].