Estudantes do IFRS – Campus Erechim visitam a Expodireto Cotrijal e registram in loco a força do Agronegócio

A Expodireto Cotrijal é uma das maiores feiras do Agronegócio Internacional, que ocorre anualmente em Não Me Toque, no norte do Rio Grande do Sul. Focada em tecnologia e negócios, a feira tem contribuído de forma decisiva para o desenvolvimento desse setor. Neste ano, a 23º edição da feira ocorreu entre 6 a 10 de março, num complexo de 131,2 hectares de infraestrutura completa, computando mais de 320 mil visitantes e 591 expositores, sendo 230 da agricultura familiar. Foram 5 dias de exposições e vendas de produtos e máquinas voltados ao agronegócio, movimentando R$ 7 bilhões em negócios, segundo dados divulgados pelos organizadores da feira.

Esse potencial da Expodireto foi explorado por estudantes e professores dos cursos da Graduação em Administração, Tecnologia em Marketing e os Técnicos em Logística e Finanças, em visita técnica realizada no dia 07/03/2023. Dentre as atrações disponíveis para os participantes neste dia estavam diversas palestras e painéis, envolvendo cases e debates do agronegócio de diferentes países, como Israel, França, Austrália e Canadá e seus impactos no agro brasileiro, bem como o Encontro Estadual dos Gestores de Agronegócio do Sebrae RS.

Os participantes do grupo tiveram também a oportunidade de presenciar as inovações e tecnologias empregadas em máquinas agrícolas. Outra atração que impactou os participantes foi a visita ao Pavilhão da Agricultura Familiar, espaço que recebeu 192 estandes e deu visibilidade para que agroindústrias, artesãos e produtores de flores, entre outros pudessem apresentar e comercializar seus produtos da agricultura familiar. Segundo o site da Expodireto, 132 municípios gaúchos estavam representados no pavilhão da agricultura familiar; 66 empreendimentos são liderados apenas por jovens; 107 empreendimentos são liderados apenas por mulheres e 42 são liderados por jovens mulheres.

A visitação realizada por estudantes e professores da área de Gestão e Negócios do IFRS – Campus Erechim foi viabilizada por um projeto de ensino e teve o transporte custeado pela instituição. Iniciativas como essa visita técnica são louváveis por permitirem a indissociabilidade entre ensino, extensão e pesquisa e a vivência empresarial.