Início do conteúdo

Estudantes apresentam trabalhos em congresso internacional de ciência e tecnologia de alimentos


Untitled design - 2

Os estudantes Eduardo Saccomori e Bruno Antônio Amarante, do curso de Engenharia de Alimentos do Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), participaram do evento internacional “Alimentos para el Mañana”, que reuniu o XXIII Congresso da ALACCTA (Asociación Latinoamericana y del Caribe de Ciencia y Tecnología de Alimentos) e o XXIV Congresso da SOCHITAL (Sociedad Chilena de Tecnología en Alimentos). O congresso foi realizado entre os dias 9 e 11 de abril, na cidade de Valparaíso, Chile, e organizado pela Escuela de Alimentos da Pontificia Universidad Católica de Valparaíso (PUCV).

Durante o evento, os estudantes apresentaram três trabalhos científicos no formato pôster, todos vinculados a projetos de pesquisa e inovação desenvolvidos no campus. Os trabalhos foram:

  • Antibacterial Activity of Ethanolic Extract from Tarumã Leaves, de autoria de Eduardo Saccomori, Raissa Devitte, Bruno Antonio Amarante, Dr. Odivan Zanella e Dr. Wagner Luiz Priamo;
  • Valorization of Pumpkin Seed Byproducts: Extraction and Quantification of Phenolic Compounds, de autoria de Bruno Antonio Amarante, Eduardo Saccomori, Ma. Denise Bilibio e Dr. Wagner Luiz Priamo;
  • Optimization of Phenolic Compound Extraction from Macadamia Nuts Using Ultrasound-Assisted Techniques, de autoria de Bruno Antonio Amarante, Eduardo Saccomori, Ma. Denise Bilibio e Dr. Wagner Luiz Priamo;

A experiência proporcionou aos estudantes uma oportunidade de internacionalização e troca de conhecimentos com pesquisadores de toda a América Latina. Sobre a vivência no evento, os bolsistas destacam: “Foi uma honra representar o IFRS em um congresso internacional. Poder trocar conhecimentos com inúmeros participantes do mundo todo ampliou nossa visão sobre a pesquisa e a ciência como ponte entre diferentes realidades”.

Além de representar o IFRS em um evento internacional, a participação reforça a importância da divulgação científica como ferramenta de transformação social, visibilidade da ciência feita nas instituições públicas e incentivo à formação de novos pesquisadores comprometidos com o desenvolvimento sustentável e com a inovação.

Sobre os pesquisadores

Eduardo Saccomori é bolsista de iniciação tecnológica da FAPERGS e Bruno Amarante é bolsista de iniciação científica do IFRS. Ambos são orientados pelo professor Wagner Luiz Priamo e fazem parte da Rede OncoNatura. A participação no congresso foi viabilizada pelo “Edital PROPPI Nº 25/2024 – Apoio aos discentes do IFRS em apresentação de trabalhos em eventos científicos no âmbito da pesquisa e inovação”.

Os trabalhos estão relacionados às atividades de três projetos de pesquisa: “Desenvolvimento de um dispositivo acoplável ao microscópio óptico para visualização e quantificação bacteriana”, “Obtenção e investigação de extratos da folha de tarumã: um estudo completo da folha da planta visando uso industrial e medicinal” e “Extração, caracterização e predição do potencial de bioatividade de compostos fenólicos utilizando ferramentas in silico”.

Fim do conteúdo