Acadêmica de Engenharia de Alimentos é contemplada com bolsa de estudos nos Estados Unidos

Estudante do 9º semestre do curso de Engenharia de Alimentos do Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Rachel Guerrato foi contemplada com uma bolsa integral oferecida pela Embaixada dos Estados Unidos para participar do Programa SUSI de verão, na Universidade de Nevada, Reno (UNR), nos Estados Unidos. Com duração de cinco semanas, o programa é parte de uma iniciativa global que seleciona estudantes do mundo todo para desenvolvimento de liderança, com ênfase em meio ambiente e mudança climática.

Inicialmente, Rachel foi selecionada no âmbito interno do IFRS, pelo Edital Proex nº 40/2023, em que concorreu com estudantes de vários campi da instituição. Após, passou por um rigoroso processo seletivo conduzido pelo Consulado Americano em Porto Alegre, pela Embaixada dos Estados Unidos em Brasília (imagem em destaque), além do escritório em Washington DC, concorrendo com estudantes de todo Brasil.

Rachel expressou sua gratidão ao Instituto Federal pela oportunidade proporcionada, reconhecendo o valor de ser estudante do IFRS para sua formação acadêmica, profissional e pessoal. Destacou também o apoio de docentes do curso de Engenharia de Alimentos e colaboradores que a guiaram durante todo o processo.

Além disso, encorajou outros estudantes a participarem de projetos similares, ressaltando que suas experiências em bolsas de pesquisa, ensino e extensão foram fundamentais para sua seleção, proporcionando-lhe conhecimentos e competências cruciais para essa oportunidade. Esta conquista representa não apenas um marco na trajetória acadêmica de Rachel, mas também um estímulo para que outros estudantes busquem oportunidades de crescimento e aprendizado em suas áreas de interesse, em programas de mobilidade internacional.