Início do conteúdo

Retorno do Calendário Acadêmico 2020


DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA

Determinar a retomada do calendário acadêmico e a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais – Resolução CONSUP nº 015/2021 

Determinar a retomada do calendário acadêmico no Campus Erechim – Resolução CONCAMP nº 005/2021 

Calendário Acadêmico 2020/2021 – Ano 2021 – Versão alterada em 27/05/2021

ACESSO AOS SISTEMAS ACADÊMICOS

É por meio dos Sistemas Acadêmicos (SIA  e SIGAA) que o estudante tem acesso ao seu histórico, atestado de matrícula e boletins. Também é através do sistema acadêmico, que os estudantes dos cursos superiores e técnicos subsequentes solicitam suas rematrículas.

SIA – Sistema de Informações Acadêmicas (Curso Técnico em Alimentos, Técnico em Mecânica, Técnico em Modelagem do Vestuário, Engenharia Mecânica, Engenharia de Alimentos e Tecnologia em Design de Moda)

Para acessar o SIA: https://sia.ifrs.edu.br/

O login de usuário será o número de matrícula, precedido da letra a. Exemplo: a01010001.

A senha no primeiro acesso será a data de nascimento do estudante DDMMAAAA, sem barras. Exemplo: data de nascimento 01/01/2017, logo a senha será 01012017. Após o primeiro acesso, o estudante poderá alterar sua senha. No caso de esquecimento de senha, o sistema gera uma nova e a envia para o e-mail cadastrado, portanto é imprescindível que o estudante mantenha seus dados atualizados.

SIGAA – Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (Curso Técnico em Finanças, Técnico em Logística e Tecnologia em Marketing)

Para acessar o SIGAA: https://sig.ifrs.edu.br/sigaa

Acesse aqui  o Manual para Auto-cadastro no SIGAA

Utilizar o e-mail [email protected] para atendimento de dúvidas.

AUXÍLIO A INCLUSÃO DIGITAL

Estudantes do IFRS têm uma nova oportunidade para solicitar auxílio à inclusão digital.

As inscrições vão até 5 de maio, com o preenchimento de formulário eletrônico que encontra-se no Edital IFRS nº  032/2021

Mais Informações acesse o link

AUXÍLIO ESTUDANTIL

Informações Assistência Estudantil

VÍDEOS INFORMATIVOS

Vídeo Direção de Ensino 

Vídeo Coordenação de Ensino

Vídeo Registros Acadêmicos

Vídeo Assistência Estudantil

AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM – MOODLE

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) utilizado para as aulas de todas as disciplinas no IFRS Campus Erechim chama-se Moodle. E o acesso ao Moodle não é mais com nome.sobrenome, agora o acesso deve ser com os números do CPF no usuário. Assim, quem ainda nunca acessou com CPF precisa inicialmente criar o seu usuário com CPF dentro do Moodle.

As orientações para essa criação estão no vídeo: (Acesse o vídeo aqui)

Caso você não consiga acesso ao Moodle com as orientações do vídeo, deve enviar e-mail com seu nome completo e CPF para [email protected]

Após conseguir acessar o Moodle, você ainda não tem acesso às suas disciplinas. Por isso, o próximo passo é o aluno saber quais são as suas disciplinas e se autoinscrever nas mesmas.

As orientações para essa autoinscrição estão no vídeo: (Acesse o vídeo aqui)

Caso você não consiga se autoinscrever ou tem outros problemas ligados ao Moodle você deve enviar e-mail com seu nome completo para [email protected]

Se você ainda tiver qualquer problema ou dúvida a respeito de acesso e uso do Moodle poderá conversar com o pessoal do NEaD (Núcleo de Educação à Distância) do IFRS Campus Erechim.

Última atualização em 17/02/2023

Fim do conteúdo