Institucional
Ensino Médio participa de atividades sobre leitura dramática
No período de 21 de outubro a 14 de novembro de 2024, os estudantes dos primeiros anos do Ensino Médio Integrado (EMI) do Campus Erechim tiveram a oportunidade de vivenciar momentos de leitura dramática através de palestras e oficinas. As atividades foram promovidas pelo projeto de ensino “A leitura dramatúrgica no Ensino Médio: uma proposta de dramaturgia ‘brevíssima’ de Ivo Bender”, desenvolvido pela a área de Letras, com coordenação da professora Luciane Schiffl Farina e colaboração da professora Noemi Luciane dos Santos.
No projeto, foi priorizada a leitura do texto dramatúrgico, gênero que não costuma fazer parte do universo do leitor brasileiro, nem do perfil do leitor adolescente. Essa proposta, idealizada pelo pesquisador, escritor e professor Fabiano Tadeu Grazioli, busca incentivar a leitura e inserir o leitorado no âmbito da leitura literária e dramatúrgica, possibilitando uma fruição estético-literária distinta.
As atividades foram coordenadas e desenvolvidas pelo referido professor, coordenador do projeto “A dramaturgia ‘brevíssima’ de Ivo Bender: reedição e leitura dramática”, pela imersão dos jovens leitores no universo da literatura e do teatro, realizado atualmente em escolas da Região Alto Uruguai e viabilizado pela Lei Paulo Gustavo.
A turma de 1º ano do curso de Design Gráfico participou de oficinas, com dois encontros dedicados a jogos teatrais criados a partir das peças do livro “Nove textos breves para teatro”, de Ivo Bender, publicado pela Dueto Produções no contexto do projeto, desenvolvidos pelo ator Bruno César Santos junto aos participantes. As atividades permitiram uma experiência com o texto dramatúrgico, abrindo caminhos para a democratização da leitura literária e inserindo os adolescentes em um contexto de leitura pouco lembrado na escola.