Ensino Médio do Campus Erechim está entre os 100 melhores do país, segundo MEC

Aula do curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio

O Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) ocupa a lista das 100 melhores escolas públicas que ofertam Ensino Médio no Brasil, conforme apontou o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023, divulgado na última semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação (MEC). Na lista nacional, o campus ocupa a 61ª posição e, no Estado, o 4º lugar, sendo a única instituição da região do Alto Uruguai entre as mais bem avaliadas.

Principal indicador de qualidade da educação básica pública do país, o Ideb é calculado considerando o desempenho de estudantes nas provas de Matemática e Língua Portuguesa no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), realizado a cada dois anos, e as taxas de aprovação escolar. O índice varia de 0 a 100, e as notas são arredondadas para cima, o que leva algumas escolas a ocuparem a mesma posição no ranqueamento. O Campus Erechim obteve a nota 6,4, sendo que a média estadual em 2023 ficou em 4,2, abaixo da nacional, de 4,3.

“Esta nota reflete a qualidade do ensino ofertado pelo Campus Erechim do IFRS. É resultado do esforço de muitas e muitos que se dedicam diariamente para prestar um serviço público que atenda às expectativas da comunidade e que contribua para o seu desenvolvimento”, avalia o diretor-geral do campus, Sidnei Dal’Agnol. Atualmente, o campus oferece quatro cursos integrados ao Ensino Médio: técnicos em Design Gráfico, Informática, Mecatrônica e Química.

As provas que compõem o Saeb foram realizadas pelo 3º ano da turma do curso técnico em Informática (foto abaixo), em 2023.

As planilhas detalhadas com as taxas de aprovação, notas no Saeb, Ideb e projeções por escolas e localidades estão disponíveis no site do Inep.