Início do conteúdo

Egressa do curso de Design de Moda é finalista em concurso global de varejista em Londres


A egressa do curso de Tecnologia em Design de Moda do Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Yolanda Silveira Fernandes, foi uma das dez finalistas do Shein X Global Challenge 2024, concurso de novos talentos da moda promovido pela varejista chinesa que recebeu cerca de mil inscrições, oriundas de mais de 70 países.

De 19 a 22 de março, Yolanda e mais duas brasileiras selecionadas à etapa final viajaram até Londres com despesas pagas pela varejista e participaram de um painel de discussão sobre sustentabilidade, de entrevistas com a produção do evento e de aulas (masterclasses) com profissionais de renome no mercado, seu momento preferido da programação: “As masterclasses foram muito inspiradoras, acima de tudo! Eu pude ver como o ensino que eu tive se assemelha muito com a forma de desenvolvimento criativo de profissionais experientes na área e que estão atuando no maior mercado de moda atual”, conta.

Coleção desenvolvida por Yolanda para o Shein X Global Challenge 2024

Após comentários e sugestões dos jurados, os finalistas reapresentaram sua coleção original, composta por três looks de primavera/verão, sob o tema “Radiance”. Para a definição do conceito e de inspirações para suas peças, Yolanda pesquisou tendências do mercado seguindo o tema do concurso, movida pelo propósito de promover a autoconfiança da mulher: “Que é algo que eu sempre gostei, principalmente porque, pra mim, a moda sempre foi fonte da minha expressividade e autenticidade”.

Ao conquistar o 2º lugar na votação mundial, Yolanda recebeu o prêmio de popularidade conferido pelo organização do concurso. Em junho, em cidade ainda a ser definida, haverá o desfile da coleção desenhada por ela, que assim reflete sobre o papel da moda brasileira no mercado global: “Eu acredito que o Brasil tem um grande potencial de crescimento no cenário atual, porém ainda é um território difícil por ser bem distante da nossa realidade criativa. Gostamos de cores, estampas e formas, e nem sempre isso é bem interpretado, porém eu acredito que existe um grande potencial a ser explorado, talvez o que falta pra isso acontecer seja a acessibilidade às oportunidades”, conclui.

Confira abaixo galeria de fotos do arquivo pessoal de Yolanda em sua passagem por Londres:

Fim do conteúdo