Educação financeira é tema de debate com estudantes do Ensino Médio

Na manhã do dia 12 de julho de 2024, foi realizada uma atividade com a turma do 1º ano do curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio do Campus Erechim, com objetivo de prepará-los para as responsabilidades financeiras individuais. Por meio da disciplina de Projeto Integrador, os professores Marcos Antonio de Oliveira e Vinícius Silva Moreira promoveram um momento de debate e aprendizagem sobre a temática. A iniciativa surgiu a partir das pesquisas e demandas de um dos grupos de trabalho da disciplina, que está desenvolvendo o seu projeto integrador sobre a educação financeira no contexto do Ensino Médio de Erechim.

O grupo é formado pelos estudantes Bruno Eduardo Rigo, Bruna Pigatto, Laura Gritti, Sara Cristina Bertolla e Carol Tomkiel, que foram até a agência da SICOOB (Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil), no bairro Três Vendas, e convidaram o gerente, Gilberto Toniazzo, a gerente de relacionamento, Jéssica Bampi Ozecoski e o assistente de relacionamento, Jeferson Luis Beal, para a socialização de como a temática é desenvolvida na agência.

Por meio de uma apresentação da equipe da agência da SICOOB, foram desenvolvidas atividades e dinâmicas sobre o assunto. ”Promover a educação financeira é essencial para o desenvolvimento de habilidades que impactam positivamente a vida das pessoas, ajudando-as a tomar decisões mais informadas e responsáveis. Estamos honrados e agradecidos em participar dessa iniciativa e fortalecer essa parceria em prol de um futuro financeiro mais seguro e sustentável para todos”, pontuou Jéssica Bampi Ozecoski, gerente de relacionamento da SICOOB.

Para o professor Marcos Antonio de Oliveira, “A área de tecnologia está em constante crescimento, com diversas oportunidades de sucesso profissional. No entanto, a gestão financeira eficiente é crucial para que os profissionais aproveitem ao máximo essas oportunidades e alcancem seus objetivos”.

A atividade abordou temas essenciais como orçamento pessoal, planejamento para o futuro, gestão de dívidas e crédito e investimento para iniciantes, além de debate e atividades práticas simulando situações do dia a dia. “Queremos que os alunos aprendam a organizar suas finanças, definir metas, controlar seus gastos, entender os diferentes tipos de crédito e investir de forma inteligente”, complementou o professor Vinícius Silva Moreira.

O Diretor de Desenvolvimento Institucional, Ivan Suzek, esteve presente e ressaltou que a cada dia torna-se mais importante a organização financeira individual e das empresas, visando ao sucesso profissional na área de tecnologia.

De acordo com o grupo que desenvolve essa temática em seu projeto integrador, serão convidadas outras instituições da cidade de Erechim, a fim de ampliar as experiências no tema.