DropTeam, equipe de eficiência energética do Campus Erechim, vai ao Rio de Janeiro em busca do tetra na Shell Eco-marathon Brasil 2024

Estudante e piloto Felipe Augusto Salini (à direita) e professor José Antonio Sala realizam testes no dinamômetro de rolo

Edição deste ano ocorrerá de 27 a 30 de agosto, no Pier Mauá, no Rio de Janeiro. Recorde da competição entre protótipos latino-americanos é da DropTeam, com 716km/l, em 2023

Dos dias 27 a 30 de agosto, a DropTeam, equipe de eficiência energética do Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), participará da Shell Eco-marathon Brasil 2024, concorrendo com protótipos brasileiros e da América Latina em torno de um objetivo comum: percorrer grandes distâncias com a menor quantidade de energia possível. Na edição do ano passado, a equipe bateu o recorde de desempenho em pista brasileira, com a marca de 716 quilômetros por litro (km/l) de combustível, garantindo a posição de tricampeã na competição, que acontece no Pier Mauá, no Rio de Janeiro.

Além da medição do consumo de combustível, a competição deste ano levará em conta o consumo elétrico envolvido na partida do carro e em sua atividade na pista, como explica o professor e coordenador do projeto Airton Campanhola Bortoluzzi: “Agora eles consideram a distância percorrida e a energia total consumida. O combustível mais o elétrico, que é a bateria. Então a gente buscou aumentar a eficiência elétrica porque em relação ao carro não mudamos praticamente nada desde os Estados Unidos”.

Apesar da meta de bater os mil quilômetros percorridos por litro de combustível, o coordenador explica que a expectativa da equipe para esta etapa, dadas as características da pista na capital carioca e a avaliação do consumo elétrico, é um resultado próximo ao de 2023: “A meta continua os mil quilômetros por litro, é a nossa obstinação. A pista do Rio, no entanto, tem duas curvas 180 graus, muito fechadas, por isso tem muita perda de energia nessas curvas. O que estamos esperando é um desempenho próximo do ano passado, que foram os 716km/l, o recorde da competição aqui no Brasil”.

Além de Airton, estarão presentes nesta edição da competição a professora Luciara Villar e os estudantes Eduardo Andreolla, Eduardo Neyhaus Cristiano, Felipe Augusto Salini, Isabelle Storti, João Vendruscolo, João Bagnara, Jonas Sachet, Laisla Karen Portella e Maurício Butelli.

Acompanhe as atualizações da participação da equipe pelo perfil @dropteam no Instagram.

Histórico na Shell Eco-marathon

O desenvolvimento de um protótipo de carro eficiente no Campus Erechim iniciou em 2015, com o objetivo de participar da Shell Eco-marathon no ano seguinte, na qual a equipe terminou sem classificação. Em 2017, conquistou o 3º lugar, com a marca de 240,3 km/l. Em 2018, o 1º lugar na etapa nacional, com 424,9 km/l, garantiu a participação na Shell Eco-marathon Americas, que ocorreu nos Estados Unidos em 2019 e da qual a equipe saiu com o 3º lugar, com 543 km/l. No mesmo ano, o bicampeonato veio com o resultado de 542 km/l, contudo, devido à pandemia de covid-19, o grupo não participou da etapa das Américas. Em 2022, terminou a competição sem classificação e, em 2023, obteve o recorde de 716km/l, responsável por assegurar novamente a ida da equipe aos Estados Unidos, do qual retornou com o 3º lugar, com 706,5 km/l.

Confira abaixo uma galeria de fotos da participação da DropTeam:

Sobre a competição

Criada em 1939, a Shell Eco-marathon começou como uma aposta entre funcionários da Shell sobre quem conseguiria ir mais longe usando a mesma quantidade de combustível. Lançado oficialmente em 1985, na França, o programa disponibiliza uma plataforma para equipes de ensino médio e universitário explorarem aspectos de design e tecnologia, utilizando habilidades STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) para construir seus próprios carros ultra eficientes em termos de energia e, em seguida, levá-los para competir na pista. Para saber mais, acesse o site do programa.