Início do conteúdo

Técnico em Vendas


Eixo tecnológico: Gestão e Negócios

Habilitação: Técnico em Vendas

Modalidade de oferta: Presencial (20% EaD)

Carga-horária: 810 horas

Duração: 03 semestres

Tempo máximo de integralização: 06 semestres

Turno de Funcionamento: Noturno

Forma de ingresso: Processo seletivo determinado em edital do IFRS, a ser divulgado no Portal de Ingresso

Perfil do Curso: O curso Técnico em Vendas é ofertado na forma semipresencial, voltado exclusivamente a estudantes que já tenham concluído o Ensino Médio. O conhecimento técnico assimilado no processo formativo ultrapassa a sistemática do cálculo de taxas, juros e descontos, simples e compostos, necessária às operações comerciais e às vendas, mas também identifica e interpreta as diretrizes do planejamento estratégico, tático e operacional aplicáveis à gestão organizacional e às vendas, de modo que a compreensão da estrutura da empresa e seus diferentes níveis hierárquicos seja algo espontâneo e intrínseco para o profissional.

O curso promove a compreensão dos principais conceitos e funções administrativas, além de modelos de gestão. Proporciona o domínio pleno das técnicas de liderança, motivação e trabalho em equipe, reconhecendo sua importância e influência nas organizações. Além disso, permite que os estudantes conheçam a rotina do profissional, incluindo técnicas de organização do ambiente de trabalho, negociações e atendimento ao público, aprendendo a interagir com o objetivo de mediar conflitos e propondo soluções por meio de um comportamento assertivo. Isso é crucial pois o profissional deve entender a importância de cumprir as normas para o funcionamento de uma organização que valoriza o Código do Consumidor. O curso forma profissionais com as habilidades necessárias para navegar efetivamente no mundo dos negócios.

Objetivo do Curso: Formar profissionais habilitados para atuar junto ao setor comercial e áreas afins, agindo de forma proativa e com visão empreendedora em atividades de venda de produtos e serviços, demonstrando desinibição e comprometimento com necessidades e desejos de clientes, comunicando-se de forma clara e cordial, com respeito à diversidade.

  • Proporcionar o desenvolvimento de habilidades como a criatividade, a comunicação pessoal, a análise e a solução de problemas nas áreas de negócios e vendas.
  • Desenvolver conhecimentos e habilidades que qualifiquem o profissional para realizar atividades como:  elaboração de relatórios e projeções de vendas; prestação de suporte de vendas e esclarecimento de dúvidas sobre produtos e serviços; identificação de negócios potenciais; desenvolvimento e elaboração de propostas comerciais; análise de demanda e de necessidades dos clientes.
  • Favorecer o desenvolvimento de uma visão estratégica, postura empreendedora e inovadora deste futuro profissional.
  • Formar profissionais capazes de compreender a relação holística entre vendedor e cliente, considerando o processo de pré-venda, venda e pós-venda.
  • Promover os conteúdos necessários para o desenvolvimento das capacidades de confiança e negociação, tenacidade comercial, compreensão e persuasão junto ao consumidor, com vistas a atingir os objetivos propostos pela organização.
  • Fortalecer o desenvolvimento local e regional a partir da formação de profissionais qualificados e que atendam às demandas do mundo do trabalho.
  • Desenvolver atividades formativas que contemplem e reforcem a necessidade dos processos de formação profissional continuada.

Perfil profissional: O egresso do curso técnico de Vendas, de acordo com o perfil proposto no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC (2023) será habilitado para identificar produtos e serviços das empresas e canais de vendas adequados às respectivas especificidades; caracterizar o tipo de cliente e  identificar informações sobre a concorrência e o mercado em geral; preparar, promover e efetuar a venda de produtos e serviços; organizar o ambiente de venda; promover serviços de apoio ao cliente, fidelização e atendimento pós-venda; organizar e gerenciar os arquivos dos clientes e também realizar prospecção de novos clientes.

Desse modo, o egresso terá qualificação para atender e ocupar funções de auxiliar administrativo, auxiliar de crédito e cobrança, auxiliar de faturamento, comprador, operador de supermercado, representante comercial, vendedor, estoquista, promotor de vendas e operador de caixa. Esse profissional poderá atuar no comércio (inclusive eletrônico) atacadista ou varejista, em indústrias e/ou de serviços, como assalariado ou de maneira autônoma.

Quanto às habilidades, os profissionais serão capazes de se adaptar aos diferentes perfis de mercado, de forma empática e que inspire a confiança no cliente. Serão capazes de atuarem de forma investigativa e com tenacidade comercial. Espera-se ainda que estes profissionais, além de atuarem objetivamente, atribuam valor às suas ações com inteligência emocional e boa relação interpessoal.

O egresso em vendas terá, portanto, a capacidade de lidar com as incertezas, com a flexibilidade e a velocidade no diagnóstico e resolução de problemas, a partir de uma atuação empreendedora e interdisciplinar no aproveitamento das oportunidades de negócios, tendo em vista atingir os objetivos da organização à qual se vincule. Por fim, destacam-se suas habilidades em desenvolver raciocínio quantitativo, lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações comerciais.

Perfil de formação

Informações:

Coordenação do Curso: Prof. Dr. Julio A. Faitão (Portaria CERE/IFRS nº 128/2024)

E-mail: [email protected]

Telefone: (54) 3321-7551/ 3321-7553

Arquivos

Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Vendas

Resolução CONCAMP nº 17/2024 Aprovação do PPC

 

Mercado:

Técnico em Atendimento e Vendas – Salário, Piso Salarial 2024 (salario.com.br)

O que faz um técnico de vendas (salário e habilidades) | Indeed.com Brasil

Técnico de Vendas – O que faz, Salário, Carreira | Catho

20 habilidades de um excelente vendedor – E o que podemos aprender com isso – Portal (ibccoaching.com.br)

PESSOAS: entenda sobre o quarto pilar da produtividade de vendas

 

O que nunca te disseram sobre MOTIVAR VENDEDORES [Entrevista com Lucia Haracemiv]

 

Como vender em tempos de crise? – Entrevista com a CEO da DNA de Vendas

 

Veja quais são as Métricas de Vendas para o Varejo

 

O que a experiência de Hawthorne ensina sobre vendas [Palestra de Vendas – Lúcia Haracemiv]

Última atualização em 03/10/2024

Fim do conteúdo