Geral
Cursos do IFRS conquistam nota máxima no Conceito Preliminar de Curso 2019
Nesta quarta-feira, 9 de dezembro de 2020, o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram os resultados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) 2019, um dos indicadores de qualidade que avaliam os cursos de graduação.
O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) teve 13 cursos participantes. Desses, três conquistaram a nota máxima (5), seis conquistaram a nota (4) e quatro a nota (3) no CPC.
Os cursos de Engenharia Mecânica do Campus Rio Grande, Gestão Ambiental do Campus Viamão e Engenharia Química do Campus Feliz conquistaram a nota máxima no CPC 2019.
O CPC é calculado com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta da educação superior (corpo docente, infraestrutura e recursos didáticos-pedagógicos).
Confira abaixo os 13 cursos do IFRS avaliados e os seus Conceitos Preliminares
Agronomia
Sertão – 4 CPC
Ibirubá – 4 CPC
Tecnologia em Agronegócio
Sertão – 3 CPC
Engenharia de Controle e Automação
Farroupilha – 4 CPC
Engenharia Mecânica
Erechim – 4 CPC
Farroupilha – 4 CPC
Rio Grande – 5 CPC
Ibirubá – 3 CPC
Engenharia Química
Feliz – 5 CPC
Gestão Ambiental
Sertão – 3 CPC
Porto Alegre – 4 CPC
Viamão – 5 CPC
Zootecnia
Sertão – 3 CPC
O Indicador de Qualidade da Instituição (IGC), será divulgado em janeiro de 2021.O IGC é composto pela média dos CPCs dos cursos avaliados nas três últimas edições do Enade, no triênio de referência, ponderada pelo número de matrículas e, ainda, a média dos conceitos da avaliação trienal da Capes, dos programas de pós-graduação stricto sensu, ponderada pelo número de matrículas.
Veja a planilha encaminhada pelo MEC com o resultado CPC 2019
Leia também:
Cursos do IFRS conquistam nota máxima no Enade 2019