Início do conteúdo

Curso sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) capacita 71 servidores municipais da região


O Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), em parceria com a Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) e com o Fórum de Promoção e Prevenção da Saúde, realizou na última terça-feira, dia 26 de novembro de 2024, o encerramento do curso “Introdução às Práticas Integrativas e Complementares (PICS)” em solenidade com entrega de certificados. Ao todo, 71 servidores públicos de 24 municípios da região concluíram a capacitação, que abordou as noções básicas das PICS e buscou ampliar o acesso e a oferta dessas práticas no Alto Uruguai.

A iniciativa, que atende a uma demanda do Fórum Regional de Prevenção e Promoção da Saúde, foi dividida em quatro módulos e contou com a participação de profissionais da área. A expectativa é de que os participantes atuem como multiplicadores do conhecimento adquirido, implementando as PICS em seus municípios e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

“A AMAU acredita que este é um caminho importante para a sociedade”, afirmou Leandro Marcio Puton, presidente da associação, durante o evento. Segundo Puton, a conscientização das pessoas e dos gestores municipais é fundamental para que as PICS se transformem em políticas públicas definitivas. “Esperamos que cada município adote essas práticas e as coloque em ação, afinal, é um programa de governo que já existe há 18 anos”, frisou ele, em referência à sua institucionalização pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no ano de 2006.

Parceria e compromisso com o desenvolvimento regional

O evento contou com a presença de diversas autoridades, que enfatizaram a importância do projeto e da parceria entre instituições em favor do desenvolvimento das PICS  na região. Fizeram o uso da palavra o coordenador da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Paulo Rucisnki, a coordenadora adjunta da 11ª CRS, Cibele Lazzari, o assessor da Deputada Estadual Denise Pessoa, Gabriel Godoy da Silva, e representando o Fórum Regional de Promoção e Prevenção da Saúde e os facilitadores do curso, Eloir Griseli e Lucimar Pertile, respectivamente.

Já o diretor-geral do Campus Erechim do IFRS, Sidnei Dal Agnol, ressaltou o compromisso da instituição com o desenvolvimento regional. “Embora o IFRS não oferte cursos na área de saúde, nos sentimos honrados em contribuir com este projeto e oferecer esta capacitação. Acreditamos que ações como esta podem gerar um impacto significativo na qualidade de vida da população do Alto Uruguai”, afirmou. Dal Agnol destacou também que o curso foi resultado de um projeto de extensão, o que demonstra a preocupação do IFRS em levar conhecimento e inovação para a comunidade e que ele representa um passo importante para a promoção de um novo olhar para a saúde na região, uma vez que valoriza a prevenção, a integralidade do cuidado e o uso de recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais.

Confira abaixo registros do evento:

Sobre as PICS

As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) estão cada vez mais presentes no Sistema Único de Saúde (SUS). Atualmente, 29 procedimentos estão disponíveis gratuitamente para a população, oferecendo uma abordagem complementar aos tratamentos tradicionais e promovendo a saúde de forma integral, segura e orientada por profissionais qualificados.

Fim do conteúdo