Início do conteúdo

Curso de Engenharia de Alimentos do IFRS Campus Erechim alcança novamente a excelência: nota máxima pelo INEP/MEC encanta e impulsiona a Região!


O Curso de Engenharia de Alimentos do IFRS – Campus Erechim recebeu, de forma virtual, a Comissão de Avaliação do Ministério da Educação (MEC) para a Renovação do Reconhecimento do Curso, nos dias 13 a 15 de setembro de 2023 e recebeu nota 4,94 (a maior nota já registrada por um curso do IFRS). Com isso, o conceito da Engenharia de Alimentos permanece com a nota máxima (5), de uma escala que varia de 1 a 5. Segundo o MEC “cursos com conceito 5 serão cursos de excelência, devendo ser vistos como referência pelos demais “.

Assim, é com grande alegria e satisfação que anunciamos mais essa conquista importantíssima: o curso de Engenharia de Alimentos do IFRS – Campus Erechim, uma Instituição de Ensino que já é parte importante da região do Alto Uruguai, recebeu novamente a nota máxima (conceito 5) do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), vinculado ao MEC. Essa nota máxima, obtida não apenas uma, mas duas vezes consecutivas (em 2019 e agora, em 2023), é um feito extraordinário que enche de orgulho nossos educadores e estudantes e fortalece a nossa posição como um centro de excelência em alimentos e tecnologia.

A avaliação foi um momento muito importante para a Instituição e principalmente para os professores e estudantes da Engenharia de Alimentos, uma vez que é divulgada a nota final do curso, no portal e-MEC, para todo Brasil.

Excelência Renovada: uma Vitória Notável

Essa renovação da nota máxima não é fruto do acaso; é o resultado de anos de esforço, ações e comprometimento com a excelência no ensino. A equipe do IFRS – Campus Erechim, incluindo seus servidores comprometidos e estudantes talentosos, dedicou-se incansavelmente a moldar o curso de Engenharia de Alimentos em um patamar de qualidade e inovação.

O Que Isso Significa para Nossa Região?

1. Profissionais de elite em Engenharia de Alimentos: com o selo de excelência do INEP/MEC, nossa Instituição e região será reconhecida por formar excelentes Engenheiros de Alimentos. Isso significa que teremos especialistas altamente qualificados para garantir a segurança, a qualidade e a inovação dos alimentos produzidos e processados.

2. Inovação e empreendedorismo: O reconhecimento do curso de Engenharia de Alimentos como líder em sua área inspirará uma nova geração de empreendedores a buscar inovações na indústria alimentícia e impulsionarem nossa economia.

3. Colaborações de prestígio: A nota máxima do INEP/MEC abrirá portas para colaborações e parcerias de prestígio, não apenas em todo o país, mas também internacionalmente. Isso trará reconhecimento global à nossa região.

Um Futuro de Sabor e Sucesso Garantido

O curso de Engenharia de Alimentos do IFRS – Campus Erechim, agora com sua nota máxima revalidada pelo INEP/MEC, está formando profissionais para liderar nossa indústria alimentícia com inovação e excelência, e esta é uma conquista que enche de orgulho nossa comunidade. Igualmente, continua firme em seu compromisso de proporcionar educação de qualidade e contribuir para o crescimento e desenvolvimento de nossa região.

A Coordenação do Curso e o Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Engenharia de Alimentos, que estiveram à frente de todo processo de avaliação, agradecem a todos os estudantes, servidores, professores substitutos e pessoal terceirizado, bem como a equipe do Departamento de Avaliação Institucional da Reitoria do IFRS pela colaboração nos diversos momentos da Avaliação da Renovação do Reconhecimento.

Parabéns a todos os envolvidos por esta realização notável e renovada!

Fim do conteúdo