Início do conteúdo

Confira horários das bancas de heteroidentificação do processo seletivo de ocupação de vagas não preenchidas


Foi publicada nesta quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026, no site ingresso.ifrs.edu.br, a convocação para a Comissão de Heteroidentificação do processo seletivo de ocupação de vagas não preenchidas em cursos técnicos e cursos superiores de graduação do Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

Para consultar a convocação, é preciso acessar ingresso.ifrs.edu.br, selecionar “ERECHIM” e, em seguida, clicar em “Heteroidentificação – Convocação e Resultados”, na seção “Vagas Não Preenchidas”.

Quem deve comparecer

Devem realizar a verificação os candidatos que se declararam negros (pretos ou pardos) no momento da inscrição. A autodeclaração será analisada por comissão de heteroidentificação antes da etapa de matrícula.

As bancas de heteroidentificação ocorrerão no dia 12 de fevereiro de 2026. Os locais e horários estão disponíveis em ingresso.ifrs.edu.br.

No momento da verificação, é obrigatória a apresentação de documento oficial de identificação com foto. Não serão aceitos documentos danificados, vencidos ou emitidos há mais de dez anos.

Resultados

O resultado preliminar da heteroidentificação será publicado no site ingresso.ifrs.edu.br no dia 13 de fevereiro de 2026. Os candidatos que tiverem a autodeclaração não confirmada poderão interpor recurso no período de 14 a 17 de fevereiro. O resultado final será divulgado no dia 19 de fevereiro, no mesmo endereço eletrônico.

O deferimento da autodeclaração racial pela comissão não garante a matrícula, sendo necessário cumprir todas as demais etapas previstas no edital. Aqueles que não tiverem a autodeclaração confirmada serão reclassificados para o acesso universal (cota 1).

Mais informações estão disponíveis em ingresso.ifrs.edu.br.

Fim do conteúdo