Início do conteúdo

Campus participa da 26ª Feira do Livro – Erechim, Histórias e Contos


Estudante Mônica Camargo apresenta o trabalho “LibrArte: objeto artístico interativo e inclusivo em Libras”

Por mais um ano consecutivo, o Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) se juntou às principais Instituições de Ensino Superior do município na 26ª Feira do Livro – Erechim, Histórias e Contos, reforçando a promoção da leitura, da cultura e da integração com a comunidade. A participação foi planejada em reuniões com a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Economia Criativa e com outras instituições da região, para planejamento e organização das ações da feira e apoio no layout do espaço.

O Instituto colaborou com algumas atividades que estão na programação, com participação ativa no stand das instituições de educação durante toda a feira, realização de atividades para os presentes e visita de estudantes e servidores ao evento.

A instituição promoveu três ações durante a feira, que aconteceram no palco principal e mini-auditório, na Praça Prefeito Jayme Lago. Saiba mais detalhes abaixo.

Dia 06 de maio

8h30 –  Grupo de Estudos “NEABI, sugestões de Chimamanda”, com Prof. Anderson dos Santos Gonzaga e Profa. Cheila Basso – Miniauditório

A atividade envolveu o grupo de estudos do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), que é formado por estudantes do Ensino Médio Integrado aos cursos de Design Gráfico, Informática, Mecatrônica e Química. Além dos membros do núcleo, a turma do 2° ano do curso de Design Gráfico Integrado ao Ensino Médio esteve presente. A atividade recebeu uma turma de estudantes do Ensino Fundamental da Escola Estadual Érico Veríssimo, proporcionando diálogos e reflexões a partir das leituras que estão sendo desenvolvidas pelo grupo no ano de 2025. Na ocasião, foram abordadas as obras “Como educar crianças feministas”, de Chimamanda Ngozi Adichie, “Pequeno manual antirracista”, de Djamila Ribeiro e “O pacto da branquitude”, de Cida Bento.

15h – Oficina de Contação de História e Confecção de Mini Livros em tecido, com o Núcleo de Memória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (NuMem) – Miniauditório

A oficina foi organizada pelo NuMem e pela coordenação de Extensão do campus e contou com a participação de estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da Escola Érico Veríssimo. Desenvolvida pela professora Fernanda Caumo Theisen, a atividade envolveu histórias e confecção de livros personalizados em tecido, que os estudantes levaram para casa. Os livrinhos foram confeccionados pela área de Moda e Design da instituição com amostras de tecidos de sofá disponibilizados por empresa de Erechim, promovendo a sustentabilidade.

Dia 08 de maio

9h30 – “Quando o amor chega”, adaptação do poema de Phil Kaye (tradução de Sarah Kay), e “Aqueles olhos”, inspirada e traduzida do poema “Los ojos” de Francisco Velázquez Curiel, com apresentação em Libras, exposições e improvisação de Blues, com o Núcleo de Arte e Cultura (NAC) – Palco principal

A atividade contou com a participação de estudantes Ensino Médio Integrado (EMI), que realizaram apresentações artísticas e culturais. A ação foi desenvolvida pelo Núcleo de Arte e Cultura (NAC), coordenado pelas professoras Elisa Iop e Carina Dartora Zonin.

Uma das apresentações foi realizada por Mônica Camargo, estudante do curso de Design Gráfico e representante do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), coordenado pela técnico-administrativa Márcia Maria Racoski. Na ocasião, a estudante realizou a apresentação do trabalho “LibrArte: objeto artístico interativo e inclusivo em Libras” (foto de destaque), composto por uma maquete interativa, representando sinais da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O interesse de Mônica surgiu pelo desejo de conversar com o seu irmão, que  se comunica de forma não-convencional.

Já no turno da tarde, escritores de Erechim e região subiram ao palco para apresentar e divulgar suas obras ao público, destacando a produção literária local. Dentre eles, participou o servidor Fábio Roberto Krzysczak, com a obra “História do Município de Carlos Gomes: Imigração, Cultura e Resistência”.

Confira abaixo a galeria com alguns registros da feira:

Fim do conteúdo