Início do conteúdo

Campus inaugura laboratório de informática com computadores de alto desempenho


Desde o início do primeiro semestre letivo deste ano, o Campus Erechim do IFRS conta com um novo laboratório de informática, equipado com 35 computadores de alto desempenho. Com um investimento total de R$ 218.399,04, a instituição substituiu os antigos equipamentos do Laboratório de Informática 06, datados de 2012 e recebidos através de doação, por máquinas modernas, com telas de 27 polegadas, capazes de executar todos os programas necessários às disciplinas, desde edição de vídeo e design gráfico até softwares de programação, engenharia e análise de dados.

Antes da chegada dos novos computadores, estudantes e professores enfrentavam dificuldades constantes com equipamentos lentos e defasados, incapazes de rodar os aplicativos necessários ao ensino e às demandas do mercado de trabalho. Com a infraestrutura renovada, o campus se consolida como um espaço de inovação, em que a tecnologia serve de ponte para o conhecimento. “Essa conquista reflete nosso compromisso com uma educação de excelência. Queremos que nossos professores tenham as melhores ferramentas para transmissão de seus conhecimentos e que nossos alunos possam se destacar profissionalmente”, destaca André Luciano Ciotta, analista em Tecnologia da Informação.

Com processadores de última geração, placas de vídeo dedicadas e uma infinidade de recursos, as novas máquinas oferecem uma performance excepcional, permitindo que os estudantes explorem softwares complexos, sem limitações. “Com os novos desktops e monitores do Laboratório 06, podemos programar com uma pré-visualização ao lado, assim facilitando o aprendizado. Além disso, o próprio computador ajuda na questão de abrir programas e carregar conteúdos mais rápidos. Portanto, essas novas máquinas vão nos ajudar muito na hora de aprender”, comenta Stefany Vallari, estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS).

 

Para a prática docente, a substituição dos computadores antigos permite a execução de atividades antes inviáveis.  “A instalação dos novos desktops no Lab. 06 expandiu significativamente as possibilidades de uso dos softwares disponíveis no campus. Com alto desempenho, os desktops atendem com eficiência aos requisitos necessários para o funcionamento de programas da área de moda e design”, relata a docente Rosiane Serrano.

O professor Júlio Américo Faitão complementa: “Tenho acompanhado de perto o impacto positivo dessa melhoria no aprendizado dos alunos. A nova infraestrutura tecnológica tem proporcionado um ambiente de aprendizado mais dinâmico e eficaz, refletindo diretamente no desempenho da turma. Destaco os seguintes benefícios observados: aumento da eficiência nas atividades práticas, melhoria na qualidade das simulações financeiras, aprimoramento da visualização de dados e maior engajamento e motivação”.

O próximo passo será a substituição do Laboratório de Informática 07, que também necessita da renovação dos equipamentos.

 

Fim do conteúdo