Evento
Campus Erechim realiza Semana do Patrimônio Cultural de 18 a 23 de agosto de 2026
O Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) convida a comunidade para participar da Semana do Patrimônio Cultural, que ocorrerá de 18 a 23 de agosto de 2026, nas dependências da instituição e na Praça Jaime Lago. Não é necessário realizar inscrição, porém, para os eventos dos dias 18 e 19, haverá lista de presença, a qual poderá ser acessada ao ingressar nas atividades para fins de certificação. Já nos dias 20 e 23 de agosto, a programação será aberta para a comunidade em geral e não será certificada.
A Semana do Patrimônio Cultural tem como principal objetivo promover a valorização, a reflexão e a preservação do patrimônio cultural em suas dimensões local, regional e nacional, destacando a importância da diversidade cultural e das ações afirmativas.
Programação da Semana do Patrimônio Cultural
TERÇA | 18-08
- 10h – Auditório 2 – Roda de conversa: Cores e Estampas da cultura afrobrasileira; Oficina de turbantes;
QUARTA | 19-08
- 08h – Hall do bloco 2 – Oficina Brinquedos e Brincadeiras como Patrimônio Cultural com escola JB;
- 10h – Auditório 2 – Palestra “Patrimônio histórico escolar do IFRS” com Marcelo Vianna Presidente da Comissão Central do NuMem/IFRS; Oficina “Patrimônio e uso de fontes históricas”, com Fábio Roberto Krzysczak – NuMem Erechim;
QUINTA | 20-08
- 15 as 19h – Área Externa Bloco 01 – IFeira – Feira de produtos agroecológicos Edição Especial: Sabores da tradição com degustação de produtos caseiros e compartilhamento de receitas; Exposição de artesanato de estudantes (NAC); Exposição NAPNE.
- 18h – Área Externa Bloco 01 – Apresentação de Capoeira: Coletivo de Capoeira Angola D’Povo; Oficina de percussão: Coletivo de Capoeira Angola D’Povo.
DOMINGO | 23-08
- 14h as 18h – Praça Jaime Lago – IFeira – Feira de produtos agroecológicos e Exposição de artesanato; Espaço EaD: A cultura nos conecta com nossas raízes. A EaD conecta você com o seu futuro! Conheça os cursos do IFRS – Jogos Educativos Patrimônio Histórico/Cultural de Erechim.
- 14h as 16h – Praça Jaime Lago – Fios de Tradição: Resgatando o Bordado Manual Oficina de bordados manuais com ponto livre.
- 15h as 17h30 – Praça Jaime Lago – Cultura na Calçada: O Patrimônio Invisível das Brincadeiras: Roda de brincadeiras antigas que conectam gerações, promovendo a interação de adultos e crianças através das brincadeiras que transcendem o tempo.
- 16h as 17h – Ginga e Batuque: Vivência Cultural Afro-Brasileira Oficinas de capoeira e turbantes.
Sobre o evento
A iniciativa busca sensibilizar e envolver a comunidade acadêmica e regional quanto à necessidade de reconhecer, respeitar e preservar as diferentes manifestações culturais, contribuindo para o fortalecimento das identidades, do sentimento de pertencimento, da inclusão e da cidadania. A realização da Semana do Patrimônio Cultural no Campus Erechim do IFRS está alinhada aos objetivos do Dia Estadual do Patrimônio Cultural 2026, promovido pela Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. A parceria entre o IFRS e a Secretaria de Cultura, Esporte e Economia Criativa fortalece a integração institucional e amplia o alcance da iniciativa, conectando a comunidade acadêmica a um movimento estadual de valorização, reconhecimento e preservação do patrimônio cultural e da diversidade do Rio Grande do Sul.
Confira a programação completa da Semana do Patrimônio