Início do conteúdo

Campus Erechim promoveu Semana Farroupilha 2025


O IFRS – Campus Erechim promoveu a Semana Farroupilha 2025, iniciativa para celebrar e valorizar as tradições gaúchas, além de promover a integração entre a comunidade acadêmica e as escolas municipais. A programação, que fez parte das festividades alusivas à Semana Farroupilha, contou com diversas atividades culturais e educativas para estudantes e comunidade local. A coordenação de extensão e ensino foi responsável pelo desenvolvimento das atividades, com o intuito de promover o resgate das tradições e a integração cultural. As principais atividades que aconteceram durante a programação foram: oficina de Cinco Marias, almoço campeiro e mateada de integração.

Oficina 5 Marias no Acampamento Farroupilha
A Oficina 5 Marias ocorreu no Acampamento Farroupilha e foi voltada para as escolas municipais de Erechim e região. A atividade teve como objetivo ensinar às crianças e jovens sobre uma das brincadeiras tradicionais gaúchas: o jogo das 5 Marias. Durante a atividade, os alunos tiveram a oportunidade de construir e praticar o jogo, além de aprender sobre sua origem e importância na cultura do Rio Grande do Sul. A ação contou com a participação de 50 (cinquenta) estudantes de escolas municipais de Erechim e de Severiano de Almeida.

Almoço Campeiro
A cantina do IFRS – Campus Erechim preparou um cardápio especial em celebração à Semana Farroupilha, com o tradicional Almoço Campeiro, composto por pratos típicos da culinária gaúcha, música ambiente tradicionalista e decoração temática.

Mateada da Integração
A Mateada da Integração, que aconteceu no dia 18 de setembro, foi um momento de confraternização e fortalecimento da identidade cultural local. Durante a atividade, que ocorreu de forma simultânea à IFeira, os participantes puderam se reunir para tomar chimarrão, tradicional bebida gaúcha, acompanhada de pipoca. A erva mate foi gentilmente doada pela ervateira Cristalina. O evento também contou com apresentações culturais, como danças típicas e músicas regionais,  proporcionando uma verdadeira celebração da cultura gaúcha. As apresentações contaram com a participação do grupo de invernada do CTG – Sentinela da Querência de Erechim e envolveram os presentes em uma celebração das raízes e tradições do Rio Grande do Sul.

De acordo com os organizadores da semana, o evento proporcionou o resgate e valorização das tradições gaúchas, sensibilizando os participantes sobre a importância da preservação do patrimônio cultural regional. Além disso, as atividades também fortaleceram a conexão da instituição com as escolas municipais e com a cultura local.

 

Confira as fotos:

 

Fim do conteúdo