Geral
Campus adquire 30 novos aparelhos de ar-condicionado
O IFRS – Campus Erechim concluiu recentemente 30 novos ares-condicionados em diversos ambientes da instituição. O objetivo é a melhoria do conforto térmico da comunidade, e, por consequência, da qualidade do ambiente de ensino. Os aparelhos foram instalados nos Blocos 01, 02 (térreo), 03 e 04, além do Auditório 2, dos Laboratórios de Informática 4 e 6 e do Centro de Processamento de Dados (CPD).
O valor total aplicado foi de aproximadamente R$ 200 mil, incluindo aquisição e instalação dos equipamentos. O investimento estava previsto no Plano Anual de 2025, fundamentado nas demandas do plano de ação 2024/2025 e nos resultados da pesquisa institucional que apontaram a necessidade de aprimorar as condições de conforto ambiental nos espaços de ensino.
Juntamente à instalação dos equipamentos, foi elaborado um manual de orientações para uso adequado dos ares-condicionados (acesse aqui), que também será afixado em todas as salas e laboratórios, bem como compartilhado com a comunidade acadêmica. O material reforça práticas de economia de energia e de conservação dos equipamentos através da orientação sobre temperaturas recomendadas, desligamento após o uso e cuidados com os controles remotos.
Conjunto de ações
De acordo com a direção do campus, essa ação integra um conjunto mais amplo de melhorias na infraestrutura realizadas neste ano. Entre elas, destacam-se: a aquisição de 20 novos projetores para salas e laboratórios, equipamentos audiovisuais e de som, a finalização da pintura dos prédios, pórticos e muros, as melhorias finalizadas nas coberturas e calhas dos blocos 3 e 5, a instalação de brises nos blocos 3 e 4, além das intervenções na jardinagem e da manutenção geral dos espaços.
Destaca-se ainda a melhoria da identidade visual do campus, com a pintura dos logos institucionais no bloco 4, a fim de proporcionar maior visibilidade da marca do IFRS em todas as áreas do campus. Para aprimorar a identificação dos prédios e a sinalização interna do pátio, o logotipo do pórtico principal foi renovado e reposicionado, bem como diversas placas foram instaladas e reformadas.
Outra ação importante foi a pavimentação interna com asfalto, que abrange o trecho desde o acesso principal até os blocos acadêmicos e administrativos, melhorando significativamente a mobilidade interna, acessibilidade e segurança da comunidade acadêmica e dos visitantes.