Aula magna do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas aborda internet e tecnologia

Na última quarta-feira, dia 04 de setembro, estudantes do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) tiveram a oportunidade de aprender diretamente com um dos principais nomes do setor tecnológico regional. Cristiano Dutra Borges, CEO da Razão Informática, empresa na área de internet e tecnologia de Passo Fundo/RS, ministrou a aula magna do encerramento do semestre.

O evento reuniu estudantes e docentes da área para discutir o futuro da tecnologia, a inovação no mercado de software e as habilidades essenciais para o profissional de TI, além de reflexões sobre a utilização de internet banda larga. Cristiano compartilhou sua experiência na empresa, com 25 anos de atividades, oferecendo internet com o lema “Internet é mais que apenas conexão, é toda a experiência que ela pode te proporcionar”, destacando a importância da integração entre teoria acadêmica e prática de mercado.

Tecnologia e inovação em foco

Em sua fala, o CEO abordou temas como inteligência artificial, desenvolvimento de software ágil, internet de qualidade e as novas tendências da computação em nuvem. Cristiano destacou que, além do conhecimento técnico, os futuros profissionais de ADS precisam estar atentos à capacidade de adaptação às rápidas mudanças do setor.

“A tecnologia muda constantemente. O que aprendemos há dois anos pode não ser aplicável amanhã, então o profissional de desenvolvimento de sistemas precisa ser, acima de tudo, um solucionador de problemas e um eterno aprendiz”, enfatizou.

Além disso, discutiu a crescente demanda por desenvolvedores que compreendam não apenas as linguagens de programação, mas também o negócio dos clientes, ressaltando a importância de uma visão sistêmica para o desenvolvimento de soluções que realmente atendam às necessidades das empresas.

Conexão com o mercado de trabalho

Outro ponto da aula foi a interação com estudantes, que fizeram perguntas sobre a realidade do mercado de trabalho e as expectativas das empresas na hora da contratação. Cristiano Dutra Borges falou sobre as oportunidades oferecidas pelo mercado e deu dicas sobre como se destacar no processo seletivo.

“Nós buscamos profissionais que saibam trabalhar em equipe, que tenham uma boa base de conhecimento e que sejam curiosos. O mercado precisa de profissionais que estejam dispostos a aprender algo novo todos os dias”, comentou.

Impacto sobre os  estudantes

A palestra trouxe aos estudantes uma visão prática do que os espera no mundo corporativo. João Pedro Melo, do curso de ADS, afirmou que a aula foi inspiradora. “Foi incrível ouvir alguém que realmente está no mercado e que entende as dificuldades e as oportunidades que vamos enfrentar. Essa aula me apresentou uma nova perspectiva sobre a minha carreira”.