Coordenação de Assistência Estudantil
SOBRE COORDENAÇÃO DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL CAE
Propósito
A Coordenação de Assistência Estudantil tem o propósito de contribuir com a ampliação das condições de acesso, permanência e êxito dos estudantes, atentando às demandas educacionais de modo a identificar, encaminhar e acompanhar situações relacionadas à questões sociais, psicológicas e pedagógicas que interferem no processo de ensino-aprendizagem.
Objetivos
1. Democratizar e ampliar as condições de acesso por meio da promoção de ações que viabilizem discussões acerca dos processos de ingresso e da publicização dos programas e serviços oferecidos pela Coordenação de Assistência Estudantil;
2. Viabilizar condições de permanência por meio da minimização dos efeitos das desigualdades sociais e do atendimento às necessidades sociais, psicológicas e pedagógicas dos estudantes;
3. Desenvolver programas, projetos e ações que apoiem o processo de ensino e aprendizagem e desenvolvam a autonomia e o protagonismo do estudante.
CONHECENDO A EQUIPE DA CAE
Régis Nogara dos Reis / Assistente de Alunos – Coordenador da CAE/ E-mail: [email protected] / Plataforma Lattes
Cristiane Câmara / Pedagoga – Administração Escolar / E-mail: [email protected] / Plataforma Lattes
Fernanda Zatti / Psicóloga / E-mail: [email protected] / Plataforma Lattes
Guilherme Fagherazzi / Assistente de Alunos – Coordenador Substituto / E-mail: [email protected]
Silvia Lethicia Frandolozo / Assistente Social / E-mail: [email protected] / Plataforma Lattes
Marilize Pereira / Enfermeira / E-mail: [email protected] / Plataforma Lattes
Horário de Atendimento e Contato:
E-mail do setor: [email protected]
Telefone: (54) 3321-7522/3321-7514
Horário de Atendimento: 07h30 às 20h00
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________
As atividades desenvolvidas pela Coordenação de Assistência Estudantil são executadas por meio de dois eixos centrais: Ações Universais e Programa de Benefícios.
Ações universais
São ofertadas para todos os estudantes da instituição e podem ser acessadas por meio da participação das atividades propostas pela Coordenação, que envolvem ações coletivas e individuais.
Para agendar atendimento psicológico, social ou pedagógico o estudante pode procurar os profissionais da equipe.
Programa de Benefícios
É destinado prioritariamente aos estudantes oriundos da rede pública e que apresentarem renda per capita de até 1,5 do salário-mínimo. São acessados por meio de inscrição nos processos de seleção, abertos em editais específicos para posterior avaliação socioeconômica.
AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA CAE
1. Reserva de vagas
Garantir aos estudantes o acesso ao ensino técnico e superior por meio da reserva de vaga, oportunizando equidade nas condições e respeito à diversidade.
2. Programa de Benefícios
Promover ações que contribuam com a equidade de oportunidades e melhorias nas condições socioeconômicas dos estudantes, com vistas a ampliar sua permanência e êxito acadêmico na instituição
3. Projeto de Recepção aos Discentes Ingressantes
Promover a integração acadêmica dos discentes dos cursos técnicos e superiores que ingressam no IFRS – Campus Erechim
4. Atendimentos individuais e coletivos
Fornecer espaços apoio ao estudante por meio de atendimentos com profissionais da equipe
5. Núcleos de Ações Inclusivas
Participar dos Núcleos de Ações Inclusivas do Campus com o intuito contribuir com a construção de uma instituição inclusiva
6. Comissão de Assistência Estudantil
Apoiar a Comissão de Assistência Estudantil no planejamento, execução e acompanhamento da Política de Assistência Estudantil.
Portaria n° 130/2022 – Comissão Assistência Estudantil
Regimento Interno da Comissão de Assistência Estudantil do Campus Erechim
DOCUMENTOS NORTEADORES
Lei nº 14.914, de 03/07/2024 (PNAES) – Política Nacional de Assistência Estudantil
Resolução Consup nº 086, de 03 de dezembro de 2013 – Aprova a Política de Assistência Estudantil do IFRS
Instrução Normativa Proen Nº 02/2022 – Normatiza as Diretrizes de Apoio à/ao Estudante da Assistência Estudantil na modalidade presencial em conformidade com a Política de Assistência Estudantil do IFRS, aprovada pela Resolução CONSUP nº 086 de 2013.
Instrução Normativa Proen Nº 01/2020 – Define diretrizes para as avaliações socioeconômicas no âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e revoga a Instrução Normativa Proen nº 08, de 17 de maio de 2018.
Instrução Normativa Proen 10/2018 – Institui e normatiza a divisão equitativa dos recursos orçamentários da Assistência Estudantil, de acordo com a classificação dos grupos de vulnerabilidade dos estudantes do IFRS, em conformidade com o inciso VIII, do Art. 2º, da Política da Assistência Estudantil (PAE), aprovada pela Resolução CONSUP nº 086, de 03 de dezembro de 2013 e revoga Instrução Normativa PROEN Nº 06, de 17 de maio de 2018.
Instrução Normativa Reitoria 05/2014 – Normatiza o valor e atividades dos Assistentes Sociais na análise de documentação relativa aos Processos Seletivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul–IFRS.