Geral
Após liberação de recursos financeiros, IFRS realiza pagamentos da assistência estudantil
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande (IFRS) informa que parte dos recursos bloqueados pelo governo federal foi liberada. A instituição está priorizando o pagamento da assistência estudantil. Até segunda-feira, 12 de dezembro de 2022, os estudantes receberão os valores previstos para este mês.
Quase 4 mil estudantes, dos 17 campi, estavam prejudicados devido ao atraso com os bloqueios. A assistência é destinada a estudantes em vulnerabilidade socioeconômica, com valores para auxiliar os alunos a pagarem os custos com transporte, moradia, alimentação e outras despesas para se manterem estudando.
A liberação de recursos financeiros ocorreu nesta quinta-feira, 08 de dezembro de 2022, e é específica para a assistência estudantil. Dessa forma, outros gastos cotidianos, como energia elétrica, água e contratos terceirizados, a exemplo de limpeza e vigilância, seguirão em aberto.
Como o ano letivo de 2022 será finalizado nas próximas semanas, as aulas não serão prejudicadas. O IFRS espera que a situação seja em breve normalizada e, assim, o ano letivo de 2023 não seja afetado.
Os bloqueios efetuados pelo governo federal atingiram todos os institutos e as universidades federais do país. As instituições estão se mobilizando para tentar reverter a situação. O reitor do IFRS, Júlio Xandro Heck, e dirigentes de outras instituições reuniram-se com representantes do Ministério Público Federal (MPF) – Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão para tratar do tema. O MPF emitiu, neste dia 8 de dezembro, uma recomendação aos Ministérios da Educação (MEC) e da Economia para a suspensão dos bloqueios e a recomposição do orçamento.