Ambiente de inovação dos campi Erechim, Sertão e Ibirubá conquista primeiro lugar no edital de chamada para o Desafio Prototipe da Setec/MEC

O ambiente promotor de inovação Integration Up, que integra os campi Erechim, Sertão e Ibirubá do IFRS, foi classificado em primeiro lugar no Edital da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação que selecionou ambientes de inovação para participação no Desafio Prototipe. O referido Edital tem a finalidade de selecionar e capacitar dez Ambientes de Inovação, dentre os aprovados na chamada 84/2021 Setec/MEC, para prospecção de ideias por meio de um Desafio de Inovação dentro da Rede de Institutos Federais.

O Desafio Prototipe será realizado no período de 20/04 a 30/09/2023. Cada equipe participante de cada ambiente será composta por dois coordenadores, servidores da Instituição onde o Ambiente de Inovação selecionado está localizado, e dois alunos de Nível Superior selecionados pelo ambiente. Está previsto o pagamento de bolsa para as equipes entre os meses de maio a setembro de 2023. São R$ 600,00 para os coordenadores e R$ 700,00 para os estudantes.

Serão duas fases do desafio. Na primeira, as equipes receberão capacitações de 16h sobre Marketing Digital e sobre como elaborar um desafio da inovação pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores – ANPROTEC – e pela coordenação do Desafio Prototipe. Na segunda fase, cada ambiente deverá ter no mínimo cinco equipes inscritas, com até cinco membros, totalizando atendimento a 50 equipes. As três equipes finalistas e seus respectivos ambientes orientadores terão como premiação a ida ao Latinoware que acontecerá entre os dias 11 a 13 de outubro de 2023 em Foz do Iguaçu, Paraná. O Latinoware é, atualmente, o maior evento da área de Tecnologias Livres da América Latina. Criado em 2004 (como Conferência Latino-Americana de Software Livre) pela Itaipu Binacional e pelo Parque Tecnológico Itaipu (PTI), o evento oportuniza momentos de debate e troca de conhecimento sobre a evolução das tecnologias abertas e as suas aplicações.

De acordo com o professor do Campus Sertão Gustavo Reolon, um dos idealizadores do espaço e primeiro coordenador-geral do Integration Up, as capacitações já estão acontecendo. Ele atribui a classificação em primeiro lugar no edital que selecionou os participantes no Desafio Prototipe à proposta multicampi do ambiente e à vantagem de contar com infraestruturas distintas e profissionais de diferentes áreas.

Um coworking multicampi

O Integration Up surgiu com a proposta de aproveitar as competências internas dos campi Erechim, Sertão e Ibirubá e atender às demandas regionais. Trata-se de um ambiente colaborativo e promotor de inovação, disponibilizado para estudantes, comunidade externa, profissionais e empreendedores de diversas áreas, que fomenta a interação e o compartilhamento de conhecimentos entre os usuários e estimula ações e projetos focados em soluções inovadoras e criativas, incentivando a cultura empreendedora.

O ambiente multicampi foi um dos dois projetos do IFRS contemplados com recursos financeiros para implantação e estruturação de Ambientes Promotores de Inovação em edital da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), do Ministério da Educação, e recebeu um apoio financeiro de R$ 40 mil para ser iniciado. O valor recebido foi compartilhado entre os três campi e foi utilizado para a estruturação do projeto, aquisição de equipamentos e custeio de bolsas. A coordenação-geral do projeto é da docente do Campus Erechim, Adriana Storti.